Produtores de soja se animam com a volta da chuva no Maranhão

Publicado em 29/11/2016 12:32
Agricultores aproveitam o período de chuva para minimizar perdas durante estiagem

São Paulo, 29 de novembro de 2016 - Após um longo período de estiagem entre o final de outubro e a metade de novembro, os agricultores de soja do estado do Maranhão passaram a se animar com a volta da chuva na região. “O fenômeno de estiagem durante a safra da soja recebe o nome de veranico. Na cidade de Balsas (MA), o veranico durou 18 dias e o estrago foi expressivo”, afirma Claudeir Pires, engenheiro agrônomo da região.

De acordo com o especialista, a solução contra o fenômeno é o “plantio direto”, uma técnica que já está difundida em todo o mundo, onde se planta a soja sob a palhada de uma cultura anterior. “Esta palhada forma uma densa camada de matéria orgânica que protege o solo do sol e retém a umidade por muito mais tempo, fazendo com que as sementes plantadas tenham mais proteção e umidade para resistirem por esses dias sem chuvas”, explica.

O fato é que com a retomada da regularidade das chuvas, o plantio das lavouras de soja do Maranhão animou os agricultores, pois as previsões para os próximos meses são boas. Outro fator que tem motivado os produtores é o preço do produto. De acordo com Claudeir, o valor atual está bom e as previsões de preços para 2017 são ainda melhores.

Nos próximos meses a tendência é de aumento de chuva no centro-norte do Nordeste, o que pode favorecer as lavouras. “Essa semana vai chover bem e a próxima safra deve ser bem melhor”, completa Alexandre Nascimento, meteorologista da Climatempo.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Climatempo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário