Clima: Frente fria começa a se formar e previsão indica semana chuvosa para o sul

Publicado em 10/08/2020 10:24 e atualizado em 10/08/2020 11:46

LOGO nalogo

Após um período sem chuvas, uma nova frente fria começa a se formar no oceano e as chuvas devem voltar acontecer no sul do país nesta semana. Segundo Andrea Ramos, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma nova frente fria está em formação no oceano e as chuvas devem entrar pelo extremo sul do Rio Grande do Sul na próxima manhã e aumentar os volumes durante a semana. 

Os volumes mais expressivos, segundo o modelo Cosmo do Inmet, devem começar acontecer a partir de quarta-feira (12), com chuvas na região central com precipitação entre 20 e 30 mm. A tendência é que ao longo da quarta-feira, os volumes fiquem mais intensos nessa área (com até 60 mm) e avance também para o norte do estado. 

As previsões indicam que as chuvas também chegam para Santa Catarina e Paraná. Os modelos apontam que em Santa Catarina, as chuvas também devem ser volumosas, entre 20 e 30 mm e atingir todo o estado a partir de sexta-feira (14). Já no final de semana, as chuvas devem ser ainda mais expressivas em SC, podendo ficar acima dos 60 mm em alguns pontos. A tendência é que chova em todas as regiões do Paraná, com precipitação entre 20 e 30 mm. 

Andrea destaca que apesar das chuvas volumosas para o sul do Brasil, o sistema deve ter força para avançar apenas para o sul do Mato Grosso do Sul e sul de São Paulo. Para o Mato Grosso do Sul, as chuvas tender acontecer com maior intensidade, também entre 20 e 30 mm. Já em São Paulo, a tendência é de chuvas com volumes mais baixos. De acordo com o modelo, todo o Brasil Central deve continuar com tempo seco durante a semana. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 

93 horas - Inmet - 1008
Fonte: Inmet 

 

A meteorologista destaca ainda que as atenções continuam voltadas para o Centro-Oeste do Brasil. Não há previsão de chuvas para a região nos próximos dias, a temperatura deve continuar elevada e a umidade relativa do ar abaixo do ideal, aumentando os riscos de incêndio, além de ser prejudicial à saúde. 

O mapa de precipitação acumulada nos últimos 30 dias, confirmam que nenhum estado do Centro-Oeste recebeu chuvas expressivas no período. Ainda de acordo com o modelo, apenas o sul do país e o leste do Nordeste tiveram o registro de chuvas. 

Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos 30 dias: 

Últimos 30 dias - Inmet
Fonte: Inmet 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário