Temperaturas acima de 40ºC e baixa umidade deixam Centro-Oeste em alerta nesta 6ª

Publicado em 28/08/2020 10:05 e atualizado em 28/08/2020 11:38
Para o sul, os modelos seguem apontando chuvas apenas para o RS nas próximas 24 horas

LOGO nalogo

A forte massa de ar seco continuará predominante no Centro-Oeste e Sudeste no final e a baixa umidade e o calor intenso deixam o Brasil Central em estado de alerta nas próximas 24 horas. As previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam que a temperatura máxima no Mato Grosso pode ultrapassar os 40 graus nesta sexta-feira (28). 

"A massa de ar seco segue forte no Centro Oeste e Sudeste. Até temos alguns sistemas se formando no extremo norte do país, mas sem condições de avançar para o Centro-Oeste", comenta Heráclio Alves, meteorologista do Inmet. O Instituto emitiu alerta vermelho para áreas do Mato Grosso válido para essa sexta-feira (28). " Umidade relativa do ar abaixo de 12%. Grande risco de incêndios florestais e à saúde", destacou o Instituto. 

Alerta vermelho - Inmet - 2808
Fonte: Inmet 

Vale lembrar que o produtor do Mato Grosso está há menos de um mês do fim do vazio sanitário para início do plantio da soja e os modelos ainda não indicam o retorno da estação chuvosa para a região. 

De acordo com dados meteorológicos registrados nas estações do Inmet, há pelo menos 90 dias não chove no Centro-Oeste. Segundo os mapas do Inemt, apenas o extremo sul do Mato Grosso do Sul registrou chuvas mais volumosas, com acumulados de até 250 mm nos últimos três meses.

Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos 90 dias: 

90 dias - Inmet - 2808 certo
Fonte: Inmet 

 

As temperaturas também continuarão elevadas em Goiás e no Mato Grosso do Sul, sendo as máximas previstas acima dos 36ºC. Os modelos de previsão de temperatura do Inmet indicam que no Sudeste as temperaturas devem ficar entre 30 e 32 graus em São Paulo e Minas Gerais. Para o Rio de Janeiro e Espírito Santo são esperadas temperaturas entre 26 e 28 graus. 

"A temperatura segue em elevação com manhãs e noites mais agradáveis e temperatura chega em torno dos 30ºC à tarde em todo o estado de São Paulo", destacou a Climatempo em sua previsão. As temperaturas também continuarão mais elevadas no sul do Brasil. Segundo o Inmet, para os três estados são esperadas temperaturas entre 22 e 28 graus.   

Veja o mapa de previsão de temperatura para as próximas 93 horas: 

Temperatura - 93 horas - Inmet 2808
Fonte: Inmet 

 

O modelo Cosmo do Inmet continua indicando chuvas para o Rio Grande do Sul nas próximas 24 horas. Uma frente fria em atuação no local aumenta as condições de chuvas para o estado e o modelo aponta chuvas entre 20 e 30 mm para o Centro-Sul do estado. 

"Nos próximos dias, o sistema pode avançar para Santa Catarina e Paraná, mas apenas com condições de pancadas de chuvas e de forma isolada", comenta Heráclio Alves. Após a passagem desse sistema, o Cosmo indica que apenas o extremo sul do Rio Grande continuará com condições de chuvas. 

O Inmet emitiu um alerta, também válido para essa sexta-feira (28) para o Rio Grande do Sul. "Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos", comenta. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 

93 horas - Inmet - 2808
Fonte: Inmet 

 

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário