CAR tem baixa adesão e pode gerar correria

Publicado em 10/03/2015 10:00

Primeiro passo na adequação dos imóveis rurais ao novo Código Florestal, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) segue com baixa adesão em todo o Brasil. Faltando menos de dois meses para o fim do prazo oficial de registro, apenas um terço das propriedades foi regularizado, conforme o governo.

E a demora é motivo de alerta. Fatores como a escassez de florestas para compensação e de técnicos qualificados encarecem o processo, indicam especialistas. Não há confirmação de prorrogação de prazo. A data limite pode não ser estendida por mais um ano como o setor produtivo esperava.

Divulgada no início do mês, a última parcial do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), vinculado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), aponta que o Brasil somava 136 milhões de hectares cadastrados, de um total de 371 milhões de hectares passíveis de registro (36,7%).
No Paraná o quadro é pior e as adesões somam 1,3 milhões de hectares, menos de 10% do total de 15 milhões de hectares que precisam do registro, conforme o SFB. A Federação da Agricultura do Paraná (Faep) aponta razões que vão desde o “desinteresse dos produtores rurais” até “a falta de profissionais capacitados” para o baixo número de adesões.

Leia a notícia na íntegra no site do Gazeta do Povo

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Gazeta do Povo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário