Suíno Vivo: Semana termina com queda em quase todas as praças

Publicado em 30/01/2015 16:38

Nesta sexta-feira (30), mais praças apresentaram queda nos valores praticados. Desta vez, Minas Gerais e Goiás sofreram o recuo de 1%, levando a referência para R$ 4,00 pelo quilo do suíno vivo. Com exceção de Santa Catarina, todas as praças pesquisadas pelo Notícias Agrícolas tiveram queda nas referências praticadas durante a semana. Já no mês, São Paulo apresentou a maior queda, seguindo por Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

A demanda tem sido o maior fator de pressão para o mercado de suíno vivo neste início de ano. Segundo o presidente da Associação Paulista de Criadores de Suínos (APCS), Valdomiro Ferreira, com a situação econômica do país e a forte onda de calor que atingiu grande parte das regiões, houve uma redução da procura pela carne suína. Ferreira também salienta que apesar do problema, outras proteínas não tiveram baixas tão expressivas quanto o suíno vivo, incluindo a carcaça suína. Segundo dados do Cepea, a carcaça, ou seja, o animal abatido teve recuo de apenas 7,1 % em São Paulo, bem menor que os 24% registrados para o suíno vivo paulista desde dezembro.

Variação Mensal Suíno (Janeiro 2015)

A maior preocupação do setor se deve com o ajuste da demanda. Valdomiro Ferreira explica que apesar de existir uma baixa procura, a oferta de suínos disponíveis é equilibrada com este cenário, visto que não há grandes estoques. Segundo informações da Scot Consultoria, os negócios têm permanecido retraído e com poucas vendas. A expectativa é de que o momento de pressão comece a se distanciar após o carnaval.

>> Assista a entrevista na íntegra com o presidente da APCS, Valdomiro Ferreira

Os números de exportações também foram fracos no decorrer do mês, porém dentro da normalidade para o período ano, visto que historicamente os embarques só começam a se consolidar após o primeiro trimestre do ano, ganhando mais força no segundo semestre. Os dados completos de janeiro ainda não foram divulgados, mas nos primeiros dezesseis dias úteis do mês a média diária de embarques foi de apenas mil toneladas de carne in natura.  As informações são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Confira como ficaram os preços nas principais praças nesta sexta-feira (30):

Estado Preço Máximo (R$/kg vivo) Variação (%)
Ver histórico Fechamento: 30/01/2015            
Santa Catarina 3,60 0,00
Paraná 3,65 0,00
Rio Grande do Sul 3,56 0,00
São Paulo 3,95 0,00
Mato Grosso 3,60 0,00
Goias 4,00 -0,99
Minas Gerais 4,00 -0,99
BRF/SC* 3,20 0,00
Aurora/SC* 3,30 0,00
Pamplona/SC* 3,20 0,00
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Sandy Quintans // André Lopes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário