Produção de leite derruba preços no mercado

Publicado em 20/02/2015 09:41

O aumento da oferta de leite no mercado produtor desde o segundo semestre do ano passado fez despencar os preços pagos pelo produto, agravando a situação financeira de muitos pecuaristas, especialmente os do Sul do país, onde predomina a produção de base familiar. Dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, apontam que de junho de 2014 a janeiro deste ano os preços ao produtor caíram 18,5%, passando de R$ 1,0128 o litro para R$ 0,8446, segundo a média Brasil do preço líquido nominal — que considera os valores comercializados em sete regiões produtoras do país.

Com as margens de lucro comprometidas, a saída para muitos pecuaristas de gado leiteiro têm sido arrendar suas terras para a produção de cana-de-açúcar, vender o rebanho ou migrar para a pecuária de corte, aproveitando a valorização dos preços da carne bovina no mercado externo, segundo o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Leite, a Leite Brasil, Jorge Rubez. “Houve uma queda das vendas nos supermercados e, havendo queda no consumo, existe um desinteresse das indústrias de pagar bem pelo leite. Nessa sobrevivência, o produtor acaba empobrecendo o trato com os animais e eles entram em queda de produção”, diz.

Muito além de uma retração da demanda, para o engenheiro Agrônomo da Esalq/USP, Wagner Hiroshi Yanaguizawa, o mercado consumidor de leite não conseguiu fazer frente a um aumento forte da produção, o que acabou por puxar para baixo os preços do produto pagos na fazenda. “Em 2013, os preços pagos aos produtores se mantiveram em patamares muito elevados com relação a anos anteriores. Com a margem de lucro maior, o produtor investiu na própria atividade, na forma de infraestrutura, genética de animal ou adubação do solo. Consequentemente, em 2014 tivemos essa alta oferta de leite, o que levou para baixo os preços”, avalia.

Leia a notícia na íntegra no site Brasil Econômico

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Brasil Econômico

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário