Produção de leite de MS é caracterizada pela baixa produtividade

Publicado em 28/05/2015 10:19

Mato Grosso do Sul está na contramão do desenvolvimento nacional da produção de leite. Ocupando a 13ª posição no ranking nacional, os produtores rurais sul-mato-grossenses perdem nos quesitos margem de lucro, falta de investimentos e baixa produtividade. A avaliação do diretor do Sindicato Rural de Campo Grande, Wilson Igi, dá uma dimensão da necessidade de estimular esta cadeia produtiva, objetivo da 18ª edição do Encontro Técnico do Leite, que será realizado na próxima terça-feira (02), no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, a partir das 8h.

Nosso crescimento produtivo ainda deixa muito a desejar em comparação ao desempenho de outras praças produtoras. De acordo com os dados apurados pela Famasul, em dez anos (de 1990 a 2000) o volume produzido no Estado subiu apenas 28,1%, enquanto que em Goiás a elevação foi de 230,8% e em Mato Grosso o aumento atingiu 191% no mesmo período.

A produção do leite em Mato Grosso do Sul não é satisfatória para a sustentabilidade econômica do segmento, considerando que dos 24 mil produtores rurais no segmento lácteo, 15,1 mil criadores não conseguem produzir mais de 100 litros de leite ao diariamente, sendo que a atividade para ser viável precisa atingir produção mínima de 300 litros ao dia.

O evento é promovido pela Famasul - Federação da Agricultura e Pecuária de MS, em parceria com o Sindicato Rural de Campo Grande e a Sepaf – Secretaria de Produção e Agricultura Familiar, é mais uma ação para elevar  os criadores do Estado de simples geradores de leite a eficientes a produtores da matéria-prima. "Nesta edição, apresentaremos alternativas com baixo custo ou custo zero", afirma o dirigente.

Com palestras que vão desde a estruturação do rebanho a estratégias competitivas do leite, o Encontro Técnico do Leite promoverá o fluxo de informação e a aplicação de tecnologia na atividade. Segundo o diretor secretário da Famasul, Ruy Fachini, eventos como encontro  fornecem suporte técnico para que o produtor rural possa gerenciar melhor sua produção e melhorar o preço. "Para se ter uma ideia de como é necessário melhorar este panorama, estamos muito abaixo do cenário nacional, onde o volume produzido é 1,381 mil quilos por vaca por ano", ressaltou.

A edição anterior do Encontro foi um sucesso, com mais de 1,4 mil pessoas de 52 municípios de Mato Grosso do Sul e de outros 12 Estados, além do Distrito Federal.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Famasul

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário