Exportação de carne de frango do Brasil pode crescer até 5% em 2016, diz ABPA

Publicado em 09/12/2015 10:07

logo mini reuters noticias

SÃO PAULO (Reuters) - Os embarques de carne de frango do Brasil em 2016 devem subir de 3 por cento a 5 por cento ante 2015, em linha com aumento de produção esperado para o país e puxados principalmente por maiores compras da China e do México, projetou nesta quarta-feira a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Dessa forma, o maior exportador global de carne de frango obteria um novo recorde de exportação em 2016, superando as 4,26 milhões de toneladas projetadas para este ano, que deverá fechar com alta de 4 por cento ante 2014, segundo dados da ABPA.

"México e a China serão os grandes contingentes adicionados às exportações em 2016. São mercados de 50 mil a 70 mil toneladas (ao ano) a mais em cada um", disse o vice-presidente de Aves da ABPA, Ricardo Santin, em entrevista a jornalistas.

Segundo ele, há atualmente 30 frigoríficos brasileiros habilitados a exportar carne de frango para a China, com perspectiva de 14 novas plantas liberadas ao longo do próximo ano.

Em novembro, a ABPA informou que o governo do México habilitou 15 novas instalações frigoríficas brasileiras para exportar carne de frango.

Outra expectativa do setor industrial brasileiro é conseguir abrir os mercados de Taiwan e Camboja para a carne de frango nacional.

A produção carne de frango do Brasil, que deve fechar 2015 como o segundo produtor do mundo, atrás dos Estados Unidos e à frente da China, deverá atingir 13,14 milhões de toneladas neste ano, alta de 3,5 por cento ante 2014.

"O cenário para exportação (em 2016) claramente é muito melhor. O cenário de consumo interno depende de como vai se recuperar a economia do país", afirmou o presidente da ABPA, Francisco Turra.

Em 2015, o consumo per capita de carne de frango no país cresceu 1 por cento, estimou a ABPA, devido principalmente à transferência de consumo de carnes mais caras, como a de bovinos.

No ano que vem, ABPA estima um crescimento de 3 por cento a 5 por cento na produção de carne de frango ante 2015.

GRIPE AVIÁRIA

A gripe aviária deverá continuar sendo um importante fator a influenciar o mercado global de carne de frango em 2016.

Em 2015, os Estados Unidos, grandes exportadores, tiveram sua produção e suas vendas externas prejudicadas pela redução de plantel motivada por surtos de gripe aviária.

A ABPA estima que o Brasil exportou pouco mais de 100 mil toneladas de carne de frango em 2015 para mercados que os EUA não conseguiram atender.

Para 2016, a gripe aviária deverá ter reflexos na produção da China e da Tailândia no segundo semestre.

"A produção de matrizes começou a diminuir nesses destinos", disse Santin.

Os efeitos desta redução deverão ser uma aceleração das importações da China e uma redução das exportações tailandesas, dois cenários que favoreceriam as exportações de carne de frango do Brasil, disse o executivo.

(Por Gustavo Bonato)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário