Avicultura puxa alta de VBP agropecuário do Paraná

Publicado em 08/02/2016 09:57

O Valor Bruto da Produção (VPB) da agropecuária paranaense mostra mais uma vez por que o agronegócio tem sido o setor que puxa a economia do Estado neste cenário arrefecido. De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento (Mapa), a movimentação do setor atingiu a marca de R$ 62,9 bilhões no ano passado, alta de 4,1% ante 2014. A pecuária foi a grande protagonista, representando 38% do VBP total, atingindo a marca de R$ 23,9 bilhões e crescimento de 3,8%. Os dados foram compilados pela Federação de Agricultura do Estado do Paraná (Faep). 

Deste valor, a participação de cada segmento foi distribuída da seguinte forma: frango (23,9%), bovinos (4,9%), leite (4,3%) e suínos (3,54%). Um dos pontos marcantes que justificam a pujança – principalmente no setor avícola – foi a valorização do dólar frente ao real durante todo o ano passado, fazendo com que alguns produtos ganhassem competitividade no mercado externo, favorecendo as exportações. "Alguns itens, como o caso do frango e dos suínos, tiveram elevação na produção. Mas o frango foi além, com alta nos preços de 9,12% até o terceiro trimestre do ano passado", explica médico veterinário do departamento técnico de economia da Faep, Nordon Rodrigo Steptjuk. 

Confira a notícia na íntegra no site da Folha Web

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Folha Web

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário