Custos de produção de suínos e de frangos de corte já subiram mais de 30% nos últimos 12 meses

Publicado em 25/07/2016 07:30

Os custos de produção de suínos e de frangos de corte divulgados pela CIAS, a Central de Inteligência de Aves e Suínos da Embrapa, subiram pelo quarto mês consecutivo. Em junho, o ICPFrango/Embrapa chegou a 242,32 pontos, enquanto o ICPSuíno/Embrapa superou pela primeira vez a barreira dos 250 pontos, fechando a 253,74 pontos.

Assim, o ICPFrango acumula altas de 2,98% em relação a maio, de 19,54% no ano e de 34,41% nos últimos 12 meses. Já ICPSuíno subiu 7,38% em relação a abril. No ano, o aumento já é de 22,65%, chegando a 38,82% nos últimos 12 meses.

Mais uma vez, o gasto com a nutrição dos animais foi o que mais influenciou a inflação dos índices calculados pela Embrapa. No caso dos suínos, os custos da ração subiram 36,11% desde janeiro, enquanto que com os frangos de corte a alta é de 33,24% no mesmo período.

Segundo o analista da área da socioeconomia da Embrapa Ari Jarbas Sandi, a alta nos custos de produção de ambos os setores do agronegócio brasileiro é reflexo dos contínuos aumentos nos preços dos insumos para as rações. "No Paraná, o preço do milho no atacado simplesmente duplicou nos últimos 12 meses. Em Santa Catarina, maior produtor de suínos, este mesmo insumo obteve um aumento de preço na ordem de 88,3%. Já para o farelo de soja, matéria-prima indispensável na formulação de rações para frangos de corte e suínos, o aumento no período analisado, foi de 37,52% no Paraná e de 38,11% em Santa Catarina", diz.

Para Sandi, "apesar de anunciada pela Conab no Décimo Levantamento de Safras/Julho 2016 a redução na produção de milho em 13,3% na safra e 21,1% na safrinha, e de a cotação do dólar continuar favorável à exportação de produtos derivados da agricultura e da pecuária, o mercado de grãos no mercado interno, especialmente o milho, tem sinalizado possíveis reduções de preços no atacado durante o próximo mês. Se esta tendência se confirmar, certamente, o setor produtivo de carnes poderá respirar um pouco mais aliviado", espera.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Embrapa Aves e Suínos

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário