SC: Suinocultores e JBS de Itapiranga aprovam novo modelo de contrato de integração

Publicado em 10/08/2016 16:51
Presidente da ACCS afirma que relação entre produtores e agroindústrias mudará positivamente

A Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS) participou de mais uma importante conquista para o setor produtivo. Suinocultores do Extremo-Oeste e a JBS de Itapiranga aprovaram o novo modelo de contrato de integração, com todos os tópicos convergentes para a Lei 13.288, que garante direitos e deveres entre integrados e integradoras.

O contrato foi elaborado entre os suinocultores integrantes da Comissão Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (Cadec) de Itapiranga, envolvendo representantes da JBS e mediação da ACCS. “Esse contrato trata da sustentabilidade do negócio, estima pelo equilíbrio entre as partes e está baseado nas premissas da nova Lei da Integração”, disse o gerente de agropecuária da JBS, Ivan Carlos Zechin.

Antes mesmo da formalização da Lei 13.288, sancionada no dia 16 de maio deste ano, a ACCS já intermediava com as agroindústrias e suinocultores a formalização de um novo modelo de contrato de integração com base no modelo que está em vigor. Conforme o presidente da ACCS, Losivanio Luiz de Lorenzi, a nova lei vai mudar favoravelmente a relação entre produtores e agroindústrias. “Antes faltava um amparo legal para que o produtor também tivesse direitos e não apenas deveres. Estamos trabalhando com as agroindústrias para que esse novo modelo de contrato de integração seja implantado nas unidades para melhorar o setor e dar garantia aos suinocultores”.

Para Renato Reichert, presidente da Associação Regional de São Miguel do Oeste e coordenador da Cadec de Itapiranga, a abertura com as agroindústrias é importante para garantir a sustentabilidade da suinocultura nas próximas décadas. “Hoje nós discutimos reivindicações com base em uma lei. O suinocultor precisa valorizar o trabalho da ACCS, da nossa Associação Regional e das associações municipais, pois estamos no caminho certo. Trabalhamos na defesa da cadeia produtiva como um todo”.

União do setor

A ACCS participa nesta semana de diversas reuniões nos núcleos municipais do Meio-Oeste e Extremo-Oeste do Estado para formar as Comissões para Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (Cadecs). Uma das funções das Cadecs é averiguar a relação entre o custo de produção e a rentabilidade na atividade, pautada pela transparência entre empresa e empresários da atividade rural. Além do trabalho com a JBS, os novos modelos de contrato de integração serão desenvolvidos com as demais agroindústrias.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
ACCS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário