Produtores enfrentam dificuldades para manter aviários ativos em MT

Publicado em 24/10/2016 06:22

Produtores têm desistido de aviários, em Campo Verde, município a 139 km de Cuiabá, devido a escassez e o alto custo da alimentação das aves, que é a baseada em milho. A atividade se tornou incerta desde o ano passado e aqueles que decidiram continuar com a produção estão em alerta quanto ao futuro das granjas.

Um dos afetados pela crise na atividade foi o produtor rural José Manoel Marinho Trinanes, que após 22 anos trabalhando na criação de frangos, decidiu encerrar a atividade. Os aviários, que até 2015 abrigavam cerca de 32 mil aves, atualmente estão vazios. Um deles, inclusive, virou depósito de materiais do sítio. No outro, apenas 100 galinhas caipiras continuam sendo criadas para consumo da família.

“Os ganhos estavam sendo insuficientes para cobrir energia, motores que queimam e funcionários. Às vezes, tínhamos que tirar do nosso bolso. Estava dando prejuízo”, afirmou.

De acordo com o produtor, mesmo trabalhando no sistema integrado com a empresa que fornecia os animais e os encaminhava para o abate, era cobrado com frequência para fazer investimentos, o que acabou por complicar, ainda, mais a situação.

“Quando acabava de pagar um item, já tinha que fazer outros. Exigiam que mudasse uma coisa ou outra sempre, então, estávamos sempre devendo”, disse.

Atividade incerta

Segundo os produtores que continuam na atividade, o último semestre foi o mais crítico já enfrentado, principalmente devido a alimentação das aves. É o caso do produtor Hênio Stragliotto, que possui uma granja de ovos onde são criadas cerca de 1,7 milhão de galinhas e precisa, mensalmente, de quase 200 toneladas de ração por mês para alimentação dos animais.

Leia a notícia na íntegra no site G1 - MT.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
G1 - MT

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário