Na Argentina, clima e preços internacionais diminuem as exportações de leite

Publicado em 06/12/2016 09:20

Em meio aos problemas climáticos que a produção leiteira da Argentina enfrentou no último mês de abril, com 20 dias de chuvas que ocasionaram em perdas nas principais granjas leiteiras de Santa Fe e Córdoba, somado a um mercado internacional que não terminou de recuperar-se das baixas de preços dos últimos dois anos, nos primeiros dez meses de 2016 o país registrou uma forte baixa das exportações do setor.

Segundo dados do Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar (Senasa), entre janeiro e outubro as vendas ao exterior de leite em pó caíram 21%, as vendas de queijo retrocederam 3% e as vendas de "outros produtos lácteos" diminuiram 12%.

Para o Centro da Indústria Leiteira (CIL), que agrupa as principais empresas do setor, a baixa no volume exportado para o mix de produtos ronda os 9%. O rendimento também ficou 21% abaixo, em US$960 milhões.

No leite em pó, especificamente, a queda se deve à diminuição das vendas para a Venezuela, de 65.290 para 16.395 milhões de toneladas. De primeiro exportador, o país passou ao terceiro posto. As exportações para o Brasil, por outro lado, tiveram um aumento de 26%, de 30.901 para 38.876 toneladas. O Brasil, agora, é o principal destino do leite em pó Argentino.

Os números do setor

960 milhões de dólares

Foi a entrada total de dinheiro relativo às exportações de produtos lácteos nos primeiros dez meses do ano, uma baixa de 21% em relação ao mesmo período do ano passado

9%

É a queda interanual da produção de leite na Argentina, comparando outubro de 2016 com outubro de 2015, de acordo com o Ministério da Agroindústria do país. A produção foi afetada por diversas contingências climáticas.

Com informações do La Nación

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário