Famato orienta avicultores de Mato Grosso a intensificarem medidas de prevenção à Influenza Aviária

Publicado em 19/01/2017 06:15

O Brasil é o único país entre os grandes produtores e exportadores de aves que nunca registrou foco da Influenza Aviária (IA). Apesar disso, a detecção de focos da doença em 33 países nos últimos três meses ligou o alerta das autoridades sanitárias brasileiras. Este aumento de casos, em nível mundial, demonstra a necessidade de intensificar a vigilância, a prevenção e o controle da doença e a importância de estarmos preparados para a detecção precoce e para resposta rápida em caso de surto. Preocupada com a segurança do setor, a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) orienta os produtores sobre as medidas que devem ser adotadas durante este período crítico e reforça as consequências socioeconômicas e prejuízos que a detecção do vírus pode causar.

A confirmação da chegada do vírus ao Chile, na primeira semana de janeiro, fez com que as agroindústrias brasileiras produtoras e exportadoras de carne de frango e produtores de ovos suspendessem as visitas de clientes e fornecedores às áreas de produção para evitar o contato com aves vivas.

“O vírus H5N8, o causador da Influenza Aviária, pode ser transmitido de uma granja para a outra pela movimentação de pessoas, especialmente quando sapatos e roupas forem contaminados, veículos, equipamentos, ração, gaiolas também podem carregar o vírus”, explica o analista de Pecuária da Famato, Marcos de Carvalho.

Entretanto, a principal forma de transmissão é por meio do contato direto com fezes, saliva e outras secreções das aves infectadas, estejam elas vivas ou mortas. O vírus da influenza aviária é capaz de sobreviver no meio ambiente, na água e matéria orgânica, dependendo das condições de temperatura e umidade, por um longo período de tempo e quase que indefinidamente em materiais congelados.

Por isso, de acordo com a Instrução Normativa nº 17 de 2006 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a adequação da estrutura de produção é outra importante medida de prevenção à doença. “Ainda existem avicultores que não estão em conformidade, especialmente as instalações menores e mais antigas que não possuem estruturas adequadas com telas de proteção, facilitando assim o acesso de aves silvestres”, diz o analista.

O contato entre aves domésticas e migratórias tem sido a origem de muitos surtos epidêmicos. “Para prevenir tais surtos, o Indea-MT está coletando material de aves domésticas que ficam em um raio de 10 km de um sítio de aves migratórias na região de Cáceres,” conta Carvalho.

O analista reforça que outras medidas simples podem impedir a chegada do vírus à granja. “O produtor deve evitar o contato da sua criação com patos, marrecos, gansos, perus e pássaros silvestres. Lavar as mãos cuidadosamente antes e depois de entrar em contato com as aves. É importante limpar e desinfetar sapatos, roupas, mãos, gaiolas e bandeja de ovos com frequência. Não compartilhar ferramentas, equipamentos e implementos com outros proprietários de aves. Ao visitar outros criadouros de aves, lembrar sempre de limpar e desinfetar os pneus do veículo antes de regressar à propriedade. Manter as aves recém chegadas ou de situação sanitária desconhecida separadas das demais”.

A influenza aviária causa grandes perdas para o setor avícola, pois todo rebanho infectado deve ser sacrificado, podendo causar a morte de milhões de aves. Além disso, em consequência a um foco o comércio internacional de aves e seus produtos sofrem. “Dentre os impactos econômicos causados pela doença estão o fechamento de mercados externos, a redução da produção, os transtornos logísticos para armazenar a produção, a falta de capacidade de estocagem, a quebra das indústrias e a perda de parceiros comerciais. Ou seja, um foco de influenza aviária no plantel avícola brasileiro causaria um enorme prejuízo ao país”, pontua Carvalho.

Além do sacrifício de todas a aves da granja, em caso de confirmação da IA, os ovos e produtos avícolas do estabelecimento, incluindo a ração e a cama, deverão ser destruídos imediatamente. A carne das aves originadas dos estabelecimentos afetados e que foram abatidas dentro do período de incubação da doença deverá ser localizada e destruída, ou termicamente tratada em abatedouros com Serviço de Inspeção Federal (SIF) ou com Serviço de Inspeção Sanitária Estadual (SISE), assim como os ovos incubáveis e de consumo.

Sinais clínicos - No caso de IA de alta patogenicidade comumente se observa: depressão severa; edema facial, com crista e barbela inchada e com coloração arroxeada; dificuldade respiratória com descarga nasal; queda severa na postura; diminuição do consumo de água e ração, igual ou superior a 20%; morte súbita, que pode chegar até 100% do plantel, num período de 48 horas.

“Quando o produtor observar esses sintomas nas aves domésticas, ou constatar elevada mortalidade em curto espaço de tempo, é obrigatória a comunicação ao escritório local do serviço de defesa sanitária animal da Secretaria de Agricultura, ou à Superintendência Federal de Agricultura no Estado”, afirma o analista da Famato.

Fesavi-MT - No dia 27 de janeiro a Famato, a agroindústria de corte e os produtores de ovos de Mato Grosso vão se reunir para discutir o início da arrecadação do Fundo de Emergência Sanitária Avícola (Fesavi-MT). O fundo foi reestruturado no ano passado e o setor já estuda a contratação de um  seguro para proteger a atividade em Mato Grosso em caso de aparecimento da IA na avicultura comercial do estado.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Famato

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário