Suíno vivo: Cotações em queda neste início de ano

Publicado em 19/01/2017 17:49

As cotações do suíno vivo no mercado independente fecharam estáveis nesta quinta (19), mas as três primeiras semanas de janeiro foi marcada por cotações em queda na maior parte das praças de comercialização.

Em Santa Catarina, por exemplo, desde o final do ano passado, o valor pago pelo quilo do suíno vivo no mercado independente teve uma desvalorização de R$ 0,50.

E apesar da oferta de animais para abate estar relativamente baixa, a demanda enfraquecida tem pressionado os valores. Segundo levantamento de preço do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), o preço do suíno vivo fechou a R$ 4,07/kg na região SP-5, valor 11% menor na parcial do mês.

Como fator positivo, os produtores tem enfrentado menos dificuldade na aquisição dos insumos. As baixas acumuladas nos valores do milho e do farelo de soja têm sido mais acentuadas, aumentando o poder de compra de suinocultores frente a esses insumos neste início de ano.

“Mas, o produtor de suínos não pode balizar sua margem de lucro apenas em cima dos preços dos grãos. Nós temos que fazer com que Santa Catarina tenha melhores preços, já que somos referência na produção suinícola”, lembra o presidente da ACCS (Associação dos Criadores de Suínos de Santa Catarina), Losivanio Luiz de Lorenzi.

>> Confira a cotação completa do suíno.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário