Colheita do arroz foi aberta nesta quinta-feira em Alegrete/RS

Publicado em 19/02/2016 08:35

A 26ª abertura oficial da colheita do arroz aconteceu nesta quinta-feira, em Alegrete, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, e se estende até sexta-feira, com uma série de debates sobre o cenário atual e o futuro da cultura, no Parque de Exposições Dr. Lauro Dornelles. Por enquanto, os produtores tentam manter o otimismo mesmo após uma safra recheada de problemas, principalmente climáticos. As últimas estimativas do Instituto Riograndense do Arroz (Irga) e da Federação das Associações de Arrozeiros do Estado (Federarroz) indicam uma quebra de, pelo menos, 15%. Com isso, a produção deve cair de 8,6 milhões de toneladas em 2014/2015 para 7,5 milhões de toneladas.

Dos 1,080 milhões de hectares plantados, 40 mil foram perdidos devido ao excesso de chuvas causado pelo fenômeno El Niño nos meses de outubro e novembro. Ainda assim, 13 mil hectares foram replantados. Se parte da retração na produção é explicado pela diminuição da área, o restante se deve a queda na produtividade. De acordo com o gerente da divisão técnica do Irga, Athos Gadea, a média colhida em 2015/2016 deve ser de 7 mil quilos por hectare, ante 7,7 mil hectares na safra passada. "Daqui para frente, é importante que não tenhamos baixas temperaturas, o que poderia prejudicar a formação dos grãos", completa Gadea.

Leia a notícia na íntegra no site do Jornal do Comércio.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Jornal do Comércio

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário