Instituto defende maior diversificação das variedades de feijão no mercado brasileiro

Publicado em 28/04/2016 16:09

O brasileiro está “pronto” para consumir outras variedades de feijão, além do tradicional carioca. Mas é preciso aumentar a oferta no mercado e tornar os preços mais acessíveis. Foi o que afirmou o presidente do Instituto Brasileiro do Feijão (Ibrafe), Marcelo Lüders, em entrevista transmitida pela página oficial da Revista Globo Rural no Facebook.

Sem deixar de lado os benefícios da pesquisa e do desenvolvimento do feijão carioca, Lüders considera que a variedade colocou o Brasil em um “beco sem saída”. Como é tipicamente nacional, quando há escassez interna, não tem de onde importar e quando há um grande excedente, não há mercados para exportar.

“É uma leguminosa com comportamento de verdura, rapidinho tem que vender. Ora penaliza o consumidor, com preços altos, Ora penaliza o produtor. Falta gerenciamento da cadeia produtiva”, diz.

A diversificação das variedades, com maior participação de feijões como o vermelho ou o branco, seria uma maneira de reduzir essa sensibilidade do mercado interno ao carioca. E, na avaliação do presidente do Ibrafe, uma forma de melhorar a comercialização do produto brasileiro.

Leia a notícia na íntegra no site Revista Globo Rural

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Revista Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário