Sindicato Rural de LEM pede prorrogação de dívidas e concessão de novos créditos aos produtores do oeste baiano

Publicado em 29/06/2016 07:32

O Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães (SPRLEM), representando também os sindicatos de Barreiras e de Formosa do Rio Preto, solicitou a prorrogação de dívidas e a concessão de novos créditos aos produtores do oeste baiano. O ofício n° 067 enviado no último dia 20, ao Sr. João Martins da Silva Júnior, que preside a Confederação Nacional de Agricultura (CNA) e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB), reforça o pedidopara que os pleitos dos produtores sejam encaminhados aos órgãos responsáveis.

O objetivo é diminuir as dificuldades enfrentadas pelos produtores da região que, além da estiagem que prejudicou de modo significativo a safra 2015/16, agora estão encontrando problemas em cumprir os pagamentos dos compromissos assumidos para este ano e, também, em contrair recursos junto aos bancos oficiais e privados para financiamento da safra futura. Esta situação, de acordo com a presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães, Carminha Missio, compromete toda a cadeia produtiva do agronegócio.

A situação é preocupante. Tomamos conhecimento de que os bancos oficiais e privados, que trabalham com crédito rural regulamentado, ao serem procurados por produtores que desejam renegociar as parcelas vencidas e vincendas em 2016, estão solicitando, em alguns casos, que estas sejam quitadas ou que se pague um percentual. Em outros casos, exigem o aumento de garantias, dificultando novos créditos”, disse. A presidente continua explicando que em casos onde já ocorreram as renegociações, quando da liberação de novos créditos, os produtores rurais têm se deparado com a redução em até 50% do limite de crédito em relação às safras anteriores.

Diante desta realidade e a necessidade de assegurar a continuidade do produtor do oeste baiano na atividade agrícola, o sindicato requer que sejam prorrogadas, pelo prazo de dez anos, com dois anos de carência, com juros fixos anuais de até 5%, as parcelas vencidas e vincendas no ano 2016, nos financiamentos destinados ao custeio das safras com recursos regulamentados. Solicita, ainda, a prorrogação com um ano de carência e a transferência das parcelas vencidas ou vincendas em 2016 para o ano posterior ao final do contrato, dos financiamentos destinados aos investimentos com recursos regulamentados.

Outra solicitação diz respeito à liberação de novos créditos rurais para o custeio das safras futuras, sem que a prorrogação das parcelas vencidas ou vincendas em 2016 impacte no crédito, reduzindo-o ou mesmo implicando em exigência de aumento de garantia.

Pedimos ainda que seja aplicado provisoriamente e efetivamente, o Manual de Crédito Rural, no que dispõe sobre as renegociações/prorrogações das parcelas vencidas e vincendas em 2016, concedendo principalmente a carência e o prazo, até que sejam editadas e aplicadas as medidas aqui pleiteadas, que deverão contemplar inclusive os que já renegociaram nos termos do Manual de Crédito Rural, acrescentou a presidente.

Carminha Missio continua dizendo que outra grande demanda dos produtores é que os juros aplicados deverão seguir os mesmos previstos na Medida Provisória 733, de 14 de junho de 2016, inclusive devendo ser aplicado também novo cronograma de amortização, sem a necessidade de estudo de capacidade de pagamento conforme dispõe Inciso III, Artigo 2° desta mesma MP. "Também precisamos que não seja exigida a apresentação de laudos, pois que é pública e notória a estiagem que prejudicou os produtores não apenas da região oeste da Bahia, mas também dos estados do Matopiba, finaliza.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Sindicato Rural de LEM

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário