Importação de cereais dos EUA pela China pode continuar limitada após acordo comercial

Publicado em 22/01/2020 13:10
Compras chinesas anuais giram em torno de 5 milhões de toneladas de milho e 3 milhões de toneladas de trigo no mercado externo

Apesar da demanda chinesa grande por milho e trigo, o país não deve comprar grandes volumes dos EUA após a assinatura da primeira fase do acordo comercial. Diante da preocupação com a oferta de milho, a China suspendeu a entrada em vigor da mistura de 10% de etanol na gasolina, prevista para 2020. Essa medida deve frear o potencial crescimento das importações de milho, apesar do consumo interno alto.

“Além de faltarem detalhes de volumes e de quais produtos a China vai comprar com o objetivo de cumprir o acordo, foi anunciado, no começo de janeiro, que o país asiático não tinha a intenção de elevar sua cota anual de importações, que contam com tarifas reduzidas de 1%, com o objetivo de cumprir o acordo com os EUA”, lembra a analista de mercado da INTL FCStone, Ana Luiza Lodi. Atualmente essa cota está em 7,2 milhões de toneladas para o milho e as importações tem ficado abaixo desse nível.

Mesmo importando pouco, nos últimos anos, a China tem originado a maior parte de suas importações de milho na Ucrânia, lembrando que a competitividade no mercado exportador do cereal cresceu muito, com destaque também para Brasil e Argentina. Já o Brasil exporta volumes muito pequenos de milho para a China.

A situação do trigo é parecida. “Não existe grande dependência do mercado externo para abastecimento do produto, com as importações anuais de trigo ficando ao redor de 3 milhões de toneladas nos últimos anos”, avalia Ana Luiza.

Como já citado para o milho, a China também não pretende elevar a cota de importação de trigo, com tarifa diferenciada, de apenas 1%. Atualmente, a cota anual para importação do cereal é de 9,64 milhões de toneladas. Assim, observa-se que os volumes importados de trigo têm ficado bem abaixo desse limite nos últimos anos. O governo chinês argumentou que a manutenção das cotas nos mesmos patamares tem o objetivo de proteger os agricultores do país.

Os EUA foram a origem de 3% do cereal comprado pela China no mercado externo no ano passado. Já o Brasil não exporta trigo para a China, tendo sido registrado, nos últimos 10 anos, apenas um volume de 18 mil toneladas em 2011.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
INTL FCStone

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário