Quebra na safra de frutas pode causar perda de R$ 380 milhões no RS

Publicado em 28/01/2016 15:07

SÃO PAULO - Em 49 municípios situados na Serra Gaúcha, a Emater-RS estima que todas as frutíferas cultivadas na região devem apresentar quebra na safra 2015/2016, que podem variar de 17 a 71%, com exceção do morangueiro, que não registra perdas. 

Entre outras culturas pesquisadas, a videira, que tem a maior área cultivada na Serra, deve apresentar queda de 65% na produtividade na safra 2014/15, o que representa cerca de 550 mil toneladas a menos da fruta no mercado, e um impacto financeiro direto de R$ 380 milhões. No caqui, a queda na produtividade poderá chegar a 71% e no kiwi, a 67%.

Para Enio Todeschini, agrônomo da Emater-RS, o esgotamento fisiológico das plantas foi o responsável pela perda de produtividade. Isso significa que as plantas perderam muitos nutrientes após resultados satisfatórios na temporada passada.  As reservas de nutrientes também foram afetadas pelo clima, que gerou o desfolhamento precoce das vinhas. O clima também contribuiu para uma safra menor. O inverno atípico causou uma brotação irregular e desuniforme das gemas de folhas e de flores.

Leia a matéria na íntegra no site InfoMoney.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
InfoMoney

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário