Agricultores jogam tomate fora: produção aumentou e preço desabou

Publicado em 17/01/2017 06:26

O clima ajudou. A produção de tomate, no Brasil, aumentou muito a oferta - e o preço desabou.

Mas, no campo, esse resultado não merece comemoração.

O agricultor José Odílio olha com tristeza o vai e vem do trator na lavoura. O que se vê é a destruição de uma plantação inteira de tomates.

“É muito difícil, você planta, tem uma esperança que vai ter lucro, aí vê que Deus abençoou, a planta produziu bem, e daí você joga fora. Isso é triste isso”, disse o produtor rural. 

O clima ajudou e a safra de tomates no Paraná, o quarto maior produtor do país, cresceu 5% em relação à safra passada. Só que o mercado não deu conta de absorver tanta produção! E os preços pagos aos agricultores foram lá para baixo!

“O custo de você colher, transportar, e levar até os centros, as Ceasas, enfim, os centros de comercialização, acaba ficando muito caro, então é preferível já jogar fora, descartar mesmo que acaba sendo o prejuízo menor”, disse Fracisco Simioni, diretor do Departamento de Economia Rural. 

Leia a notícia na íntegra no site G1.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
G1

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Djalma da Cruz Maringá - PR

    Pois é, se houvesse interesse do governo, nessas épocas poderia haver uma ajuda ao produtor para levar o produto diretamente ao consumidor, eliminando o atravessador - o que resolveria esse problema temporário.

    1
    • carlo meloni sao paulo - SP

      DJALMA----Procure entender como funciona a distribuiçao do comercio----Se fosse facil eliminar o atravessador ja' o teriam feito---Outra coisa, o senhor ainda nao entendeu que o governo nao serve para nada a nao ser cobrar impostos?

      0
    • antonio carlos pereira Jaboticabal - SP

      O Aécio é ótimo Carlo !

      3
    • Jefferson Cuiabá - MT

      Triste situação. Mas pedir "estado mínimo" e esperar que o governo intervenha, e quando isso acontece é difícil. O tal do estado mínimo é justamente isso, deixar o mercado tocar o barco.

      1