Estoque de suco de laranja brasileiro no mundo cai 30% em 2013/14

Publicado em 21/07/2014 10:43

Os estoques de passagem de suco de laranja (FCOJ 66 Brix) brasileiro no mundo em poder das companhias associadas da CitrusBR somaram 534 mil toneladas na temporada 2013/14, queda de 30,28 por cento ante o ano anterior, e devem recuar mais em 2014/15, previu nesta segunda-feira a entidade que reúne as indústrias do Brasil, o maior exportador global da commodity.

Leia a íntegra na Reuters

CitrusBR confirma redução de estoques

Os estoques de passagem de suco de laranja concentrado equivalente (FCOJ 66 Brix) em poder das empresas associadas à CitrusBR em 30 de junho de 2014 somaram 534 mil toneladas e são suficientes para 23 semanas de consumo, considerando uma média anualizada de 90 mil toneladas exportadas por mês.  A redução de 232 mil toneladas equivale a mais do que o consumo anual da Alemanha, segundo maior destino brasileiro. No mesmo período do ano passado, os estoques somavam 766 mil toneladas e a queda chega 30,28%. “Essa redução já era esperada, diante de um processamento estimado de apenas 851 mil toneladas na safra passada, com vendas na ordem de 1,135 milhão de toneladas, considerando mercado interno e externo”, explica Ibiapaba Netto, diretor-executivo da CitrusBR.

Para o próximo ano, a entidade acredita que os estoques devem chegar em 30 de junho de 2015 com cerca 364 mil toneladas, bem próximo ao limite técnico de 350 mil toneladas. Para tanto, a CitrusBR estima que a safra 2014/15 será de 308,8 milhões de caixas de 40,8 quilos para o cinturão citrícola que compreende São Paulo e Sul de Minas Gerais. Desse total, 50 milhões de caixas devem ser destinadas ao mercado interno e 259 milhões de caixas poderão ser processadas por empresas associadas e não associadas à CitrusBR. A produção total de suco deve ser de 973 mil toneladas, considerando um rendimento industrial de 265 caixas necessárias para a produção de uma tonelada de FCOJ. As exportações devem se manter nos mesmos níveis de 1,080 milhão de toneladas e mercado interno de 55 mil toneladas. “Nos últimos meses temos observado períodos longos de estiagem, que podem afetar a produção de fruta, mas por outro lado, a safra ainda está no começo e muita coisa pode mudar nas questões climáticas”, avalia Netto.

O dado confirma a tendência de queda nos estoques, que nos últimos anos se acumularam em função de dois períodos de superoferta nas safras 2011/12, com 428 milhões de caixas e na 2012/2013, com 385 milhões de caixas.

O levantamento de estoques é realizado por auditorias externas independentes em cada uma das empresas associadas e, posteriormente, consolidado por auditoria externa independente. Para se calcular o volume de suco brasileiro disponível para comercialização, as auditorias realizam a medição do suco físico em metros cúbicos e/ou por painel de controle. Também são calculados e somados os totais de suco em movimento, seja em caminhões ou navios. Soma-se ainda o volume de suco nos terminais localizados nas cidades de Santos (Brasil), Roterdã (Holanda) Ghent e Antuérpia (Bélgica), Flórida e New Jersey (EUA), Toyohashi (Japão) e New Castle (Austrália), bem como suco armazenado em tambores em terminais de terceiros nos locais de destino.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário