Sindicatos anunciam greve para junho em portos agrícolas da Argentina

Publicado em 22/05/2015 07:09

LOGO REUTERS (16408)

Por Maximiliano Rizzi

BUENOS AIRES (Reuters) - Uma poderosa central sindical de uma importante região exportadora da Argentina disse nesta quinta-feira que fará uma greve por tempo indeterminado a partir de 1º de junho para reivindicar melhoria salarial, ameaçando bloquear a moagem e o transporte da safra de um dos maiores produtores mundiais de grãos.

A greve deve ocorrer no momento em que trabalhadores do setor de óleo também mantêm há quase três semanas uma paralisação que provocou, sem grandes consequências, a parada dos portos do sul de Rosário, de onde são exportadas pequenas quantidades de produtos agrícolas.

A Confederação Geral do Trabalho (CGT) de San Lorenzo, que representa estivadores, receptores de grãos e vários outros sindicatos, planeja aderir à greve com bloqueios de estradas e portos da região norte de Rosário, de onde sai cerca de 80 por cento dos embarques agrícolas da Argentina, o maior fornecedor mundial de farelo e óleo de soja.

"Nós não vamos permitir a entrada de caminhões, não vão entrar trens com grãos aos terminais portuários e navios também não vão entrar nem sair", disse à Reuters o secretário-geral da filial da CGT em San Lorenzo, Edgardo Quiroga.

Esses conflitos representam um duro golpe no auge da temporada, já que agricultores argentinos estão terminando a colheita de uma safra de soja recorde que pode chegar a 60 milhões de toneladas.

O mercado de grãos na Argentina já está sofrendo o impacto da greve dos trabalhadores do setor de óleo. Apesar de o governo estar mediando o impasse para tentar buscar uma solução, as autoridades ainda não conseguiram aproximar posições sobre a exigência da categoria para um aumento de mais de 40 por cento.

(Reportagem adicional de Mariano Galíndez, em Rosário)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário