Porto de Santos reduz calado em terminais da Noble e Copersucar; afeta embarque de açúcar e grãos

Publicado em 29/09/2015 07:47

logo mini reuters noticias
Gustavo Bonato

SÃO PAULO (Reuters) - Autoridades portuárias reduziram o calado permitido para atracação de navios nos terminais da Copersucar e da trading Noble Agri no porto de Santos, potencialmente reduzindo de maneira significativa a capacidade de carregamento de açúcar e grãos nas embarcações, informaram nesta segunda-feira agências marítimas.

A Noble Agri é um joint venture entre a Noble Group e um consórcio com participação da estatal chinesa Cofco.

Segundo informações da autoridade portuária Codesp, citadas em relatório da agência Williams nesta segunda-feira, a redução de calado no berço da Noble pode ultrapassar dois metros. No caso da Copersucar, a redução varia de 80 centímetros a um metro, dependendo da maré.

"Com certeza vai impactar embarques.... Qualquer redução de calado é prejudicial para o terminal", disse um funcionário encarregado de operações em uma segunda agência marítima em Santos, que pediu anonimato por não estar autorizado a falar com a imprensa.

Segundo a fonte, cada 10 centímetros que um navio de granéis agrícolas perde em calado autorizado reduzem o embarque de 800 toneladas.

Em uma redução de um metro de calado, por exemplo, 8 mil toneladas poderiam deixar de ser embarcadas, o que representa bem mais que 10 por cento da capacidade da maioria dos navios que carregam açúcar e grãos em Santos.

O Brasil está em plena safra de cana-de-açúcar, com grande movimentação de embarques em Santos, principal porto exportador de açúcar do mundo, onde a Copersucar é uma das principais embarcadoras.

Também é grande o volume embarcado de milho neste momento em Santos, após uma safra recorde no país.

Dados de escalas de navios mostram uma previsão de pelo menos quatro navios de milho e sete de açúcar saindo do terminal da Copersucar nos próximos dias.

No terminal da Noble Agri, a previsão é de embarque de outros oito navios com milho e farelo de soja nos próximos dias, o maior deles com previsão de carregar de 65,5 mil toneladas do cereal.

Procuradas, Codesp, Noble Agri e Copersucar não responderam imediatamente pedidos para comentar o assunto.

Segundo as agências marítimas, o calado autorizado foi reduzido devido ao acúmulo de sedimentos na região dos berços de atracação. Não há previsão da realização de uma dragagem emergencial para resolver o problema.

A restrição atinge ainda um píer de movimentação de combustíveis na Ilha Barnabé, também no complexo portuário de Santos, mas em menor escala.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário