Ritmo de investimentos em armazenagem diminui no Rio Grande do Sul

Publicado em 02/02/2016 07:01

Após dois anos de euforia provocada pela liberação de recursos para financiamento de silos, a indústria de armazenagem está funcionando em ritmo bem mais lento. O motivo, segundo os empresários, é a maior restrição na concessão de crédito por parte das instituições financeiras desde a metade de 2015 - quando novas taxas de juro entraram em vigor. Responsável por 60% da produção de equipamentos do pós-colheita do Brasil, a região de Panambi está sentindo em cheio os efeitos dessa retração.

- O mercado está praticamente parado. Os financiamentos estão saindo a conta-gotas - lamenta Edson Schäfer, diretor-presidente da Joscil, fabricante de equipamentos para armazenagem com sede em Condor, no Noroeste.

Em 2015, as indústrias de armazenagem do país tiveram uma redução de 25% no faturamento, conforme informações da Associação Brasileira de Máquinas (Abimaq). O resultado gerou demissões no setor que tradicionalmente emprega 6 mil pessoas no país.

A Kepler Weber, uma das líderes do setor, aumentou a capacidade de produção nos últimos anos para dar conta do aumento de pedidos. Com volume menor de negócios no segundo semestre de 2015, precisou reduzir o número de funcionários para ajustar-se à nova realidade.

- O setor está apreensivo, mas vislumbrando oportunidades principalmente em investimentos de tradings, cooperativas e cerealistas, que estão sendo beneficiadas pela alta do dólar - completa Vino.

Na Silos Condor Agroindustrial, o juro mais alto também provocou redução nas vendas em 2015.

- Os produtores estão aguardando uma solução para a crise que o país enfrenta - indica Geovan Pohl, diretor comercial da empresa.

Quando o Programa para Construção e Ampliação de Armazéns (PCA) foi lançado, em 2012, a promessa do governo federal era liberar R$ 5 bilhões em crédito durante cinco anos. Nos dois primeiros anos, o planejamento foi cumprido. A partir de 2015, o volume foi reprogramado para R$ 2,4 bilhões, mas nem isso chegou a ser efetivado (veja ao lado).

- Conseguimos incluir a setor dentro do plano safra, mas o programa nacional ainda não saiu do papel - critica o diretor-presidente da Joscil, que não descarta a possibilidade de demissões em 2016.

Leia a notícia na íntegra no site Zero Hora.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Zero Hora

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário