Porto de Paranaguá aumenta em 35,42% a movimentação de cargas no semestre

Publicado em 15/07/2016 15:43

O Porto de Paranaguá bateu o quinto recorde em movimentação de cargas de 2016 ao registrar o maior volume de produtos já carregados no período de seis meses.

De janeiro a junho deste ano foram movimentadas 24,1 milhões de toneladas. O volume é considerado recorde comparado ao mesmo período de 2010, quando o porto movimentou 17,8 milhões de toneladas. O resultado de 2016 representa um aumento de 35,42% em comparação com 2010.

Neste ano, o Porto de Paranaguá acumulou recordes consecutivos de movimentação nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril. E o crescimento na movimentação semestral vem ocorrendo anualmente. Em 2011, foram 19 milhões de toneladas movimentadas no semestre. Em 2012, 21 milhões de toneladas; em 2013, 22 milhões de toneladas; em 2014, 22,4 milhões de toneladas; e em 2015, 23 milhões de toneladas foram exportadas e importadas por Paranaguá nos seis primeiros meses do ano.

O secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, José Richa Filho, conta que os recordes obtidos por Paranaguá refletem os investimentos feitos no setor pelo Governo do Estado aliados ao trabalho técnico e operacional dos profissionais que atuam na área portuária.

“Estamos colhendo os frutos dos investimentos já feitos e que totalizarão R$934,9 milhões até 2018. As ações para modernização e aumento de produtividade foram executadas para devolver a competividade aos portos do Paraná”, comemora Richa Filho.

MERCADO – Alguns produtos alavancaram as exportações e importações pelo Porto de Paranaguá no primeiro semestre. A importação de granéis líquidos, por exemplo, apresentou um aumento de 48% nos primeiros seis meses de 2016 em comparação ao mesmo período de 2015.

Já a exportação de granéis sólidos foi impulsionada pelo milho, com aumento de 77% neste semestre, e pela soja, que aumentou 21% a exportação neste período, se comparado com o ano anterior.

A baixa do mercado interno também contribuiu para o aumento de 135% na exportação de veículos pelo Porto de Paranaguá nos primeiros seis meses deste ano. Em 2015 foram exportadas 17.561 unidades de veículos. Já em 2016 o número de unidades exportadas saltou para 41.326.

Em junho o Porto de Paranaguá passou a exportar veículos da fabricante alemã BMW e  foi escolhido pela marca devido à experiência na operação deste tipo de carga. Ao todo, serão enviadas 10 mil unidades do modelo X1 para os Estados Unidos até o começo do ano que vem.

O diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Luiz Henrique Dividino, explica que o aumento gradativo na movimentação de diferentes tipos de cargas é resultado dos investimentos em dragagem, infraestrutura, manutenção e logística.

“Investimos para melhorar o atendimento ao cliente do Porto de Paranaguá. Novos shiploaders e equipamentos, a reforma do cais e as campanhas de dragagem aumentaram em 33% a produtividade do Porto e as filas de caminhões já não existem mais”, ressalta Dividino. “Avançamos em todos os sentidos”, completa o presidente da Appa.

COMPARATIVO - No comparativo do semestre entre os portos brasileiros, Paranaguá mantém a segunda posição no ranking nacional, atrás apenas do Porto de Santos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Ascom Appa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário