Acrimat solicita prorrogação do CAR por mais um ano

Publicado em 29/04/2015 09:48

Prazo de cadastramento termina no dia 6 de maio

A Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) protocolou nesta terça-feira (28) um ofício no Ministério do Meio Ambiente para pedir a prorrogação do prazo do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Se a solicitação foi aceita, os produtores do Estado terão mais um ano, a partir do dia seis de maio, para apresentar as informações referentes às propriedades rurais.

Segundo o presidente da Acrimat, José João Bernardes, a prorrogação do prazo é essencial para os produtores, já que o número de cadastrados até então não é expressivo. Além disso, ele pontua, que o cadastramento exige um conhecimento técnico que demandará mais tempo no processo.  “Um CAR mal feito pode gerar problemas futuros para os produtores”, enfatiza.

 Segundo a Secretaria de Estado do Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema), apenas 56 mil imóveis, de um total de 140 mil, foram inseridos no sistema. Deste total 43 mil foram migrados dos sistemas da Sema e, apenas 13 mil inseridos na nova sistemática, que foi disponibilizada no Estado apenas no mês de outubro próximo passado.

Bernardes lembra que o pedido da Acrimat consta no próprio decreto que institui o CAR. De acordo com o artigo 10 do Decreto 7.830, a inscrição do imóvel rural no CAR é condição obrigatória para a adesão aos Programas de Regularização Ambiental (PRAs), a que deverá ser requerida pelo interessado no prazo de um ano, contado a partir da sua implantação, prorrogável por uma única vez, por igual período, por ato do Chefe do Poder Executivo.  Para o presidente da Acrimat, caso a prorrogação não seja feita os maiores prejudicados serão os pequenos e médios produtores rurais.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Acrimat

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário