MPF pede revogação de decreto sobre autorização ambiental em MT

Publicado em 28/06/2016 07:29

 Ministério Público Federal em Mato Grosso (MPF/MT) expediu recomendação ao Estado solicitando a revogação do decreto 230/2015, que instituiu a Autorização Provisória de Funcionamento de Atividade Rural (APF). A medida foi criada para regularizar provisoriamente as atividades de agricultura e pecuária extensiva e semiextensiva exercidas em imóveis rurais em áreas consolidadas até 2008, ou convertidas para uso alternativo do solo, após essa data, com autorização do órgão ambiental.

O procurador da República Marco Antônio Ghannage Barbosa observa que a autorização não substitui a exigência legal delicenciamento ambiental da atividade, nem se aplica para liberar a supressão de vegetação nativa. Ele explica que a APF é um instrumento meramente declaratório, emitido pelo produtor interessado sem qualquer análise e validação das informações prestadas no Cadastro Ambiental Rural (CAR), “ou seja, sem qualquer controle do órgão estatal, sequer em relação às informações da propriedade rural e verificação do respeito às limitações administrativas impostas pela lei 12.651/12 (Código Florestal)”.

Além disso, diz ele, o sistema utilizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) permite, em alguns casos, a emissão de APF em desacordo com o próprio decreto estadual 230, como nos casos de autorizações concedidas em áreas com desmatamentos recentes, após 2008.

Leia a notícia na íntegra no site Revista Globo Rural.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Revista Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

    Engraçado... e o esgoto no rio é jogado na praia e ninguém fala nada....não se proibe nada...

    0