Agricultores do Oeste da Bahia embarcaram hoje 300 mil quilos de milho para municípios castigados pela seca

Publicado em 13/08/2012 13:17
Já está na estrada, saindo de Barreiras rumo a 10 municípios da Bahia, o comboio de 10 caminhões carregando 300 mil quilos de milho para serem doados a pequenos pecuaristas de 10 municípios baianos assolados pela maior seca dos últimos 60 anos. O milho é parte dos mais de 700 mil quilos arrecadados pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), entre seus associados e entidades de classe da região, atendendo à campanha S.O.S Seca, promovida pelo Governo do Estado. A meta inicial da Aiba era arrecadar em torno de 1 milhão de quilos, mas, pelo ritmo das doações, esse número pode ser muito maior.
 
Até o início da manhã de hoje, com a doação de 50 produtores e empresas, a Aiba já contabilizava 712 mil quilos, ensacados com a logomarca da campanha e armazenados nas instalações do armazém Padin Cereais. “É um grande gesto. Se considerado que o preço do milho hoje no mercado está muito atrativo, este volume já arrecadado ganha ainda mais peso. Eu acredito que uma boa ação como esta traz retornos que não podem ser medidos em cifras, mas são muito mais remuneradores para o espírito e a consciência de cada um”, explicou o presidente da Aiba, Walter Horita.
 
Horita acredita que a marca de 1 milhão de quilos será superada. “Estamos vendo o empenho pessoal dos produtores nesta campanha. Sempre que há uma causa justa e séria, o produtor se engaja. Fomos convidados a participar, e sabemos para onde vai este milho e a importância que a quantia vai representar para centenas de famílias que vivem da pecuária e hoje amargam o flagelo da seca.” afirmou.
 
Um dos exemplos de empenho pessoal dos produtores na arrecadação veio do agricultor Luiz Carlos Bergamaschi, cuja propriedade fica no distrito de Rosário, município de Correntina, no extremo Oeste do estado, fazendo divisa com Goiás. Com um caminhão, de porteira em porteira, Bergamaschi mobilizou 16 produtores que, juntos, doaram mais de 60 mil quilos.
 
“Gostaria de agradecer a estas pessoas que acreditaram na campanha e  colaboraram. Ajudar a quem precisa é muito importante em um momento desses”, disse Bergamaschi.

A carga com este lote tem como destino Juazeiro, Itaberaba, Quincê, Marcionílio Souza, Glória, Maracás, Conceição do Coité, Uauá e Lafaiete Coutinho. A definição dos municípios beneficiados partiu do Comitê da Seca, do Governo do Estado.

Situação é grave
 
Entusiasmado com o progresso da campanha S.O.S Seca no Oeste da Bahia, o secretário da Agricultura, Eduardo Salles, agradeceu em seu discurso a cada um dos produtores e empresas que colaboraram para a arrecadação, e entregou aos presentes um prato especial que simboliza o reconhecimento do Governo do Estado aos doadores, e representa as principais atividades agrícolas que serão beneficiadas, como a caprinovinocultura, a bovinocultura de corte e leite, e a suinocultura e a avicultura, todas elas praticadas por agricultores familiares.
 
“Este é um momento histórico para a Bahia, o Nordeste e o Brasil. O trabalho destas instituições é um grande exemplo de solidariedade a ser seguido. Esta seca é uma tragédia tão avassaladora quanto um terremoto, e está dizimando rebanhos inteiros no estado. O pequeno pecuarista tem uma relação afetiva com seus rebanhos. Os animais têm nome e são resultado do melhoramento que eles mesmos vêm fazendo a cada ano. Com a seca, o último recurso que eles têm é sacrificar suas matrizes. É algo muito triste”, disse Salles.
 
Segundo Eduardo Salles, ao contrário do que alguns pensam, a seca não está acabando. “Ela está no pior momento. Se tudo correr dentro da normalidade, ainda são quase cinco meses de seca pela frente. A situação é muito grave”, explicou.
 
Contribuíram, até agora, para a campanha, Grupo Busato, Condomínio Irmãos Gatto, Luiz Carlos Berlatto, Grupo Horita, Ademar Antonio Marçal, Herberto Schermack, Márcio Júlio Schermack, Rafael Schermack, Ivo Zils, Arnildo Zils, Marilene Zancanaro Zanella, Marco Aurélio Botolli, Volmir Martinazzo, Volnei Matinazzo, Suzane Mari Piana, Luiz Carlos Bergamarschi, Paulo Jorge Silva Mota, Joao Carlos Jacobsen Rodrigues, Grupo Ilmo da Cunha, Marcelino Flores de Oliveira, Olmiro Flores de Oliveira, Célio Zuttion, Koiti Orita, Celito Breda, Celito Missio, Dirceu Di Domênico, Tecnoseeds Sementes Ltda, Sementes Paso Ita, Irineu Orth,  Afonso Orth, Martin Pascoal Drees, Paulo Ricardo Frasson, Hermes Augusto Ferreira, Hermeson Denis Cecchin Ferreira, Arnaldo Juliani, Grupo Mizote, Grupo Franciosi.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Aiba

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário