Milho: No mercado interno, preços estão estáveis e comercialização segue lenta

Publicado em 29/08/2014 17:56

Durante a semana, os preços do milho permaneceram, em sua maioria, estáveis no mercado interno brasileiro. No Porto de Paranaguá, a cotação da saca do cereal registrou queda de 2,92% e terminou a sexta-feira (29), cotada a R$ 23,30. E os analistas relatam que as negociações permanecem bem lentas.

Enquanto os compradores estão em situação confortável e adquirem o produto da mão pra boca, os produtores seguram o produto à espera de melhores oportunidades, conforme relatam os analistas. Nos últimos dias, os agricultores ficaram mais atentos, já que a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) realizou o segundo leilão de Pepro (Prêmio Equalizador Pago ao Produtor) nesta quinta-feira (28).

Ao todo, foi negociada cerca de 93,63% do volume total ofertado, de 1,75 milhão de toneladas. A primeira operação foi realizada na quarta-feira (20) e negociou 85,52% da quantidade ofertada, de 1,050 milhão de toneladas de milho. Ao todo, o Governo irá destinar em torno de R$ 500 milhões para a realização dos leilões.

Outra medida confirmada pelo Secretario de Política Agrícola do Mapa, Seneri Paludo, durante essa semana, é o leilão de AGF (Aquisição do Governo Federal) de 1,2 milhão de toneladas. “Por enquanto, não há regiões definidas, porém, as contempladas deverão ser aquelas, nas quais, o valor da saca do produto está abaixo do preço mínimo fixado pelo Governo e as que não estão sendo beneficiadas pelos leilões de Pepro”, diz Paludo. A informação oficial deve ser reportada na próxima semana.

A expectativa é que aos poucos essas informações possam exercer oscilações positivas nos preços praticados. Mas, ainda assim, o país precisará das exportações para equalizar a relação entre oferta e demanda. Até a quarta semana de agosto, os embarques do milho brasileiro totalizaram 2,079 milhões de toneladas e, a perspectiva é que esse número termine o mês próximo de 3 milhões de toneladas. A projeção da Conab é que o país exporte ao redor de 20 milhões de toneladas de milho.

“A exportação será crucial para definir o rumo dos preços neste final de ano. Precisamos manter o ritmo acelerado, para que o mercado comece a apresentar alguma recuperação”, diz o analista de mercado da Cerrado Corretora, Mársio Antônio Ribeiro.

Nesta safra, entre primeira e segunda, o país deverá colher em torno de 78.554,0 milhões de toneladas de milho, segundo projeção da Conab. Enquanto isso, o consumo é estimado próximo de 54 milhões de toneladas. 

Bolsa de Chicago

A semana foi negativa para os futuros do cereal negociados na Bolsa de Chicago (CBOT). Ao longo dos últimos cinco dias, as cotações acumularam perdas entre 1,03% e 1,36%. A desvalorização nos preços da commodity é decorrente da perspectiva de safra recorde nos EUA na temporada 2014/15.
As lavouras permanecem, em sua maioria, com condições boas a excelentes, conforme dados do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos). E, de acordo, com informações de agências internacionais, há previsões de chuvas em grande parte do Centro-Oeste durante o final de semana. 

A precipitação deverá manter adequado o índice de umidade do solo para o preenchimento das culturas. E não há previsões de clima frio significativo para a região nos próximos 10 dias. Em contrapartida, no Sul da Rússia, o clima ainda permanece seco até a próxima semana, segundo informações do site Farm Futures.

Na Ucrânia, o clima deverá permanecer mais frio e há previsões de chuvas leves. Já as áreas de produção da China poderão receber precipitações na próxima semana, após a tempestade registrada essa semana e as temperaturas mais baixas.

Ainda nesta sexta-feira, o IGC (Conselho Internacional de Grãos, na sigla em inglês), reportou que a safra mundial de milho da safra 2014/15 deverá totalizar 973 milhões de toneladas. Em relação à última projeção, o número representa um crescimento de 4 milhões de toneladas.

Além disso, é preciso ressaltar que na próxima segunda-feira (1) é feriado nos EUA, em comemoração ao Dia do Trabalho. Com isso, os produtores preferem adotar uma postura mais cautelosa, segundo reportam os analistas.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário