Governo crê em normalização de abastecimento de milho; não vê perdas por geada

Publicado em 16/06/2016 07:15

logo mini reuters noticias

SÃO PAULO (Reuters) - O abastecimento de milho está começando a se normalizar no Brasil, à medida que a colheita da segunda safra avança e com multinacionais direcionando ao mercado interno o produto anteriormente contratado para vendas na exportação, disse nesta quarta-feira o secretário de Política Agrícola do Brasil, Neri Geller.

As declarações do secretário a jornalistas foram dadas após reunião com representantes das indústrias de aves e suínos, que enfrentam custos mais elevados devido aos preços recordes do cereal.

Segundo Geller, a colheita brasileira de milho, afetada em abril por uma seca severa em várias regiões, não está tão ruim como se imaginava, e as geadas não afetaram a safra do Paraná, segundo produtor nacional do grão.

"O milho do Paraná onde deu geada já estava maturado", disse Geller, lembrando que onde poderia haver problemas de safra, como a região norte paranaense, não houve geada severa.

RECOMPRAS

O secretário disse ainda que boa parte do milho do Brasil que havia sido vendido antecipadamente para exportações está sendo "recomprado" para ser vendido no mercado interno, ao argumentar que a oferta local está se normalizando.

Ele disse ainda que o governo está trabalhando para criar mecanismos para a superação dos problemas de abastecimento.

Entre as estratégias está uma maior aproximação da agroindústria nacional com os agricultores.

"Queremos viabilizar o produtor...", afirmou.

Mas o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, também presente na reunião que contou com representantes da JBS, BRF e Aurora, disse que a entidade não tem como garantir que as agroindústrias vão financiar os agricultores, como fazem as tradings para garantir a oferta do produto.

"Houve uma sinalização positiva de agroindústria. Favorecer o produtor e vice-versa", comentou ele.

(Por Natália Scalzaretto)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

4 comentários

  • Marcelo Luiz Campina da Lagoa - PR

    As informações falsas comprovam o tamanho do desespero do governo e dos compradores de milho.... de Campo Mourão para cima, as lavouras estavam em ponto de silagem, foram plantadas no final de fevereiro-início de março. As perdas foram enormes, muito mais que 10%... Se as multinacionais podem recomprar contratos de exportação, então sugiro que os agricultores que tem contratos com estas empresas façam o mesmo. Não entreguem o milho, paguem a multa e vendam para outro. Se eles podem, todos podemos.

    1
  • André Borsa Boa Esperança do iguaçu - PR

    O Neri Gueller só pode estar falando de outro PARANÁ, não esse nosso PARANÁ situado na região sul do BRASIL... esse, com certeza, teve perdas expressivas..., na minha região as lavouras mais tardias plantadas do dia 15 de fevereiro em diante, perderam mais de 50%,... isso se não vir toda essa chuva que estão prometendo..., se vierem, algumas nem colheita vai dar.

    1
    • beto palotina - PR

      Sem falar nas perdas pela seca que ocorreram nos milhos maia novos ne.

      0
    • beto palotina - PR

      Correcao mais velhos

      0
  • Marcelo Luiz Campina da Lagoa - PR

    rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs e kkkkkkkkkkkkkkkkk. A geada foi bem quentinha. Não se preocupem, o gelo nas folhas era ilusão de ótica. Aí que vergonha do Varti.

    1
    • wellington almeida rodrigues Sucupira - TO

      Esse governo, mais burro nunca vai existir, quer fazer fogo no molhado e sempre dizendo que da certo , nao existe produtor orelhudo não meu filho....

      0
  • Hilário Casonatto Lucas do Rio Verde - MT

    UAU!! O NERI GUELLER FOI VISITAR AS LAVOURAS DE MILHO NO PR ? TEMOS INFORMAÇÕES QUE LÁ OS PARANAENSES ESTÃO COM PERDAS EM TORNO DE 10% ... ISSO EQUIVALE A 1.2 MILHÕES DE TONS,... OUTRA COISA, COMO GOVERNO ELES TERIAM DE COMPRAR MILHO PARA O ESTOQUE GOVERNAMENTAL..., LANCEM CTR DE OPÇÃO PARA O MT ... A r$ 30,00 REAIS POR SACA, QUE SERIA UM POUCO MAIS DO QUE O PREÇO MINIMO DE r$ 13,20...

    0
    • João Alves da Fonseca Paracatu - MG

      Amigos, ser político deve ser duro,o sujeito não deve dormir ,cada hora tem de sustentar uma mentira pra agradar alguém,na minha tem um versinho que é mais ou menos assim" Coitado do mentiroso mente uma vez,depois mente e nem sente,aí mesmo que ele diz a verdade,todos dizem que ele mente.

      0