Argentina: plantio de milho segue em pausa por conta das chuvas

Publicado em 21/10/2016 08:24

A Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BCBA) informou que o plantio do milho, neste momento, está pausado. As chuvas que seguem na área nos últimos dias ocasionaram atrasos principalmente no centro e no sul da área agrícola da Argentina.

Juntamente a isso, cresceram os eventos de granizo em várias partes do país, que causaram maior dano nos quadros mais adiantados do cultivo, que estão na província de Corrientes e na zona centro-norte de Santa Fe. Os maiores avanços de plantio se deram no centro-norte de Córdoba, no núcleo norte e no núcleo sul.

Até o momento, o avanço de plantio está em 34,7% da área estimada de milho para a safra 2016/17, que deve possuir maior área do que a safra anterior.

Na zona centro-norte de Santa Fe, o milho que foi plantado mais cedo passa por etapas fenológicas de diferenciação de folhas. As chuvas registradas em parte dos departamentos dessa zona estão gerando dandos parciais em algumas terras por conta da queda de granizo. Em paralelo, continuam sendo feitas aplicações sobre os quadros recém-emergidos a fim de controlar o complexo de lagartas. Sobre a zona centro-leste de Entre Rios, as últimas chuvas permitiram repor as reservas de umidade no solo e recuperar o estado dos cultivos. Na província de Corrientes, foram reportados novamente danos parciais por conta dos excessos hídricos e queda de granizo. Na zona de San Luis, o final da janela ideal de plantio antecipado já chega ao final, com avanço moderado nos trabalhos de implantação.

O informe da BCBA também diz que na província de Córdoba, o plantio de milho com destino comercial está atrasado por conta das chuvas das últimas semanas. Os maiores atrasos estão na zona sul de Córdoba, onde começar a se destacar caminhos intransitáveis. Nas zonas núcleo Norte e Sul, alguns produtores estão realizando aplicações de herbicidas e também para o controle de largartas. Por outro lado, sobre as zonas oeste de Buenos Aires, norte de La Pampa, Cuenca del Salado e centro de Buenos Aires, as chuvas contínuas também atrasam o plantio de milho - se a situação se perdurar, parte dos lotes serão destinados ao cereal, porém em plantios tardios.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Izadora Pimenta, com informações do Infocampo.com.ar
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário