Nova estimativa do Imea indica safra de milho em 25 milhões de toneladas em MT

Publicado em 06/12/2016 06:46

O Imea realizou em novembro a segunda previsão para a safra 2016/17 do milho em Mato Grosso. Nesta previsão, foi observado uma expectativa de aumento tanto na área cultivada do cereal quanto na produtividade, o que resultou em um aumento na estimativa de produção total de milho mato-grossense.

A área cultivada do cereal para a safra 16/17 ficou estimada em 4,42 milhões de hectares, o que representa aumento estimado em 4,13% ante a safra passada, que está sendo estimada em 4,25 milhões de hectares no Estado. Um dos principais motivos deste aumento no Estado foi devido ao adiantamento da semeadura da soja, o que irá apresentar um potencial de semeadura dentro da janela maior quando comparada a safra passada. Porém, vale ressaltar que à necessidade ainda da consolidação dos dados de área via satélite para a safra 15/16, o que poderá ocorrer modificações na safra 16/17.

Apesar de parte dos produtores mato-grossenses apresentarem dificuldades para investir neste novo ano agrícola em virtude da quebra de safra 15/16, há uma parcela que apresentaram expectativas de melhorias no investimento na cultura do milho. Assim, este fator atrelado com a melhor janela de semeadura do milho e uma expectativa de um clima bom, fez com que a segunda estimativa projetasse um rendimento a campo no estado a cima do que foi visto no último levantamento,sendo estimado em 96,7 sacas por hectare, valor 30,32% maior do que foi visto na safra passada. Contudo, os fatores climáticos prejudicaram a safra 15/16 no Estado, e se compararmos a produtividade da nova estimativa da 16/17 com à média da safra 11/12 até 14/15 (quatro safras) este valor fica 4,6 sacas por hectare a baixo.

Com estas novas estimativas de área e produtividade, a produção foi elevada para 25,037 milhões de toneladas, um aumento em 7,00% ante a estimativa realizada em setembro, quando apresentava um valor total de 23,297 milhões.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Imea

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário