Área de milho na Argentina deve crescer 7,4% na safra 2018/19

Publicado em 28/08/2018 09:59
Quebra de safra no país e manutenção dos impostos de exportação sobre a soja deve manter o cereal atrativo

A Argentina espera aumento de 400 mil hectares - ou 7,48% - sobre a área de milho semeada no ciclo 2018/19, chegando a 5,8 milhões de hectares, a maior área de milho dos anos 2000, de acordo com a Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BCBA). “O aumento de área do milho e trigo na Argentina está muito ligado ao fim da taxação sobre as exportações dos cereais, realizadas ao final de 2015”, explica o analista de mercado da INTL FCStone, João Macedo.

Nesta safra 2018/19 os cereais devem seguir aumentando área apesar do contexto atrativo para o cultivo de soja. Além da quebra da safra da oleaginosa na Argentina, também há atualmente possibilidade de expansão de negócios com a China, devido à atual guerra comercial entre a China e os EUA, países que são o maior importador e o segundo maior produtor de soja, respectivamente. Entretanto, a valorização dos preços do milho e a ausência de taxas de exportação devem manter o cereal atrativo para os produtores argentinos, enquanto que a atual taxa de 26% sobre as exportações de soja acabou limitando uma forte recuperação da área da oleaginosa.

Entretanto, ainda é cedo para afirmar que a Argentina terá uma grande safra. “Atualmente, o prognóstico climático não é favorável. Os trabalhos do plantio do milho ‘temprano’, que é semeado mais cedo, estão sendo dificultados pela falta de umidade em grande parte do território, especialmente na região norte e em Córdoba”, relata a INTL FCStone, em relatório.

Segundo o analista de mercado, Macedo, não há grandes preocupações, porém, as previsões para as próximas duas semanas ainda apontam para chuvas abaixo da média, o que pode manter limitada a capacidade de implementação da safra. “O plantio de milho ‘temprano’ é mais intenso em outubro, enquanto que a semeadura dos lotes tardios se intensifica em dezembro, logo, ainda é muito incerto dizer se a atual seca limitará a capacidade de plantio da Argentina”, explica.

A maior área coloca um potencial para a normalização das condições de oferta e de preços do milho na América Latina em 2019. Caso o aumento da produção seja confirmado, a Argentina deve recuperar em 2018/19 parte das exportações que atualmente estão sendo perdidas para os EUA.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
INTL FCStone

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário