Plantio da primeira safra de milho 2019/20 está acelerado no Sul, mas estoques preocupam

Publicado em 02/10/2019 11:35
Exportações recordes da safra anterior somada à produção mais enxuta do ciclo de verão devem limitar disponibilidade do cereal no primeiro semestre do ano.

Com ajuda do clima, plantio de milho da safra verão 2019/20 segue acelerado em regiões como o Paraná e o Rio Grande do Sul, levando a INTL FCStone a aumentar sua estimativa de produção de 26,3 milhões de toneladas (divulgada em setembro/19) para 26,85 milhões de toneladas.

Apesar do ritmo favorável, as exportações de milho da safra 2018/19 devem ser recordes, resultando em estoques de passagem mais limitados. "A safra verão 2019/20 na casa de 26 milhões de toneladas representa um volume muito menor em comparação à safrinha, o que traz preocupações quanto à disponibilidade do cereal no primeiro semestre do ano", explica a analista de Inteligência de Mercado da INTL FCStone, Ana Luiza Lodi.

Em relação à soja, o grupo mantém sua estimativa de produção em 121,4 milhões de toneladas, conforme apontado no mês anterior, com recuo marginal de área compensado por leve ajuste de produtividade.

"O plantio da soja ainda está muito no começo, uma vez que as chuvas não se normalizaram em grande parte do país. Mesmo com preocupações quanto a atrasos, ainda é muito cedo para falar que haverá algum prejuízo à safra de soja", pondera Ana Luiza. A especialista recorda que o ano safra 2017/18, em que a produção da oleaginosa alcançou nível recorde, também teve um início de plantio menos acelerado.

Além disso, Ana Luiza ressalta que é preciso acompanhar o clima durante todo o desenvolvimento das lavouras, uma vez que, mesmo com um plantio mais tardio, precipitações e temperaturas adequadas devem garantir excelentes produtividades, levando a produção ao recorde estimado atualmente.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
INTL FCStone

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário