BB promete rapidez na liberação de crédito rural na safra 2015/16

Publicado em 01/07/2015 10:18

LOGO REUTERS

BRASÍLIA (Reuters) - O Banco do Brasil vai aumentar em 23 por cento o crédito rural disponibilizado a produtores e cooperativas para a safra 2015/16, totalizando 90,5 bilhões de reais, informou a instituição nesta quarta-feira, destacando que espera eficiência no repasse dos recursos imediatamente.
 
"Se houver demora em um ou outro caso, evidente que a gente tem que analisar caso a caso. Mas na média, o Banco do Brasil disponibiliza muito rápido", afirmou o vice-presidente de Agronegócios do BB, Osmar Fernandes Dias.
 
Em meados de junho, produtores rurais ainda reclamavam da falta de acesso aos recursos do Plano Safra 2015/16, anunciado pelo governo federal no início daquele mês.
 
A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso chegou a dizer que espera mais entraves na análise dos pedidos de financiamento nas agências bancárias e redução nos limites, tendo em vista o cenário de crédito mais apertado no país.
 
Dos 90,5 bilhões de reais previstos pelo Banco do Brasil para crédito rural a produtores e cooperativas, as operações de custeio e comercialização receberão 66,9 bilhões de reais, sendo 57,9 bilhões de reais a juros controlados, disse o banco em apresentação em Brasília, nesta quarta.
 
Dias pontuou que, nesse caso, as taxas dependem do porte do requerente, indo de 2 a 8,75 por cento, com juros mais altos aplicados aos grandes produtores. O executivo do BB não fez previsão para a taxa que vigorá para os 9 bilhões de reais que serão disponibilizados a juros livres.
 
"Depende evidentemente de cada produtor e do momento em que estiver tomando. Taxa tem que ser calculada pela área de finanças do banco", disse.
 
Aos produtores e cooperativas, o BB também destinará a juros controlados 23,6 bilhões de reais em crédito de investimento agropecuário.
 
Já para as empresas da cadeia do agronegócio, serão disponibilizados 20 bilhões de reais, contra cerca de 18,5 bilhões de reais na última safra, mas a juros livres.
 
Com isso, o BB disponibizará no total 110,5 bilhões de reais na safra 2015/2016, montante considerado "muito bom" por Dias diante do cenário de ajuste fiscal no país.
 
"Num momento em que se esperava corte de recursos e uma alta significativa dos juros, creio que estamos ofertando através do Banco do Brasil, da nossa rede, um Plano Safra muito bom", afirmou.
 
O executivo pontuou, entretanto, que o BB não enxerga ampliação da sua fatia no mercado de crédito rural este ano.
 
"A gente sempre mantém a nossa participação no mercado entre 60 e 65 por cento. É o que esperamos."
 
O governo elevou em 20 por cento os recuros do Plano Safra 2015/16 na comparação com o programa anterior, calcado principalmente em maior disponibilidade de financiamentos com juros livres de mercado, apontando para um sensível aumento de custos dos produtores.
 
O novo plano, que atende basicamente médios e grandes produtores, prevê um recorde de 187,7 bilhões de reais em financiamentos, ante 156,1 bilhões de reais em 2014/15, com alta nos recursos de custeio e comercialização e queda nos empréstimos para investimentos.
 
No fim de junho também foram anunciados pelo governo os recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que terá 28,9 bilhões de reais em crédito para a safra 2015/16, aumento de 20 por cento ante o valor destinado aos pequenos agricultores na safra passada.
 
 
 
 (Por Marcela Ayres)
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário