Governo firma contrato de obra no Rio Tocantins para ampliar transporte de grãos

Publicado em 22/06/2016 07:31

O Governo Federal finalmente confirmou a assinatura do contrato e a ordem de serviço para o início dos trabalhos de derrocamento (retirada de material do fundo do rio) do Pedral do Lourenço, uma formação rochosa situada no rio Tocantins, em Marabá, no sudoeste do Pará. A obra viabiliza a navegação permanente na hidrovia Tocantins-Araguaia e cria uma nota rota para escoar a produção agropecuária da região Norte e Centro-Oeste.

Com a hidrovia, a região passa a contar com três modais de transporte: o Ecoporto de Praia Norte, a ferrovia Norte-Sul e a BR-153, integrando a hidrovia aos modais rodoviário e ferroviário. “Os ganhos são inestimáveis aos produtores, à economia regional e ao país. Certamente serão gerados mais empregos, dinheiro e comida mais barata na mesa”, completa a senadora Kátia Abreu.

A obra também vai acelerar o processo de desenvolvimento do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) devido à diminuição do custo do transporte para os portos do Pará e do Maranhão. Produtos brasileiros chegarão à Europa, Estados Unidos e Ásia com preços mais competitivos.

Segundo a senadora, a melhoria na navegabilidade da bacia do Tocantins-Araguaia também tende a favorecer pequenas comunidades agrícolas, como a do perímetro público de irrigação Luiz Alves do Araguaia, em implantação em Goiás.

Leia a notícia na íntegra no site Gazeta do Povo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Gazeta do Povo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário