Na Veja: Ministra Rosa Weber determina CPI exclusiva da Petrobras

Publicado em 24/04/2014 08:16 e atualizado em 24/04/2014 11:14
Ministra do Supremo Tribunal Federal atende pedido da oposição e Comissão Parlamentar não será ampliada para outros temas como desejava o governo

A ministra do Supremo Tribunal Federal Rosa Weber determinou nesta quarta-feira a instalação pelo Senado de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) exclusiva para investigar os escândalos da Petrobras.

Com a decisão, a ministra atendeu o pedido dos partidos de oposição e ignorou a tentativa do governo federal de empilhar na CPI outros temas. Além da Petrobras, a base governista tentou ampliar a investigação para os contratos de trens do metrô de São Paulo e a construção do Porto de Suape e da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco – uma forma de atingir os adversários políticos e pré-candidatos à Presidência Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB).

Durante a queda de braço entre integrantes do governo e da oposição, o presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL) fraudou o conteúdo de um acordão para enterrar a CPI exclusiva, como revelou Reinaldo Azevedo em seu blog no site de VEJA.

A decisão de Rosa Weber tem caráter liminar até que o plenário do STF decida sobre o tema, o que ainda não tem data definida para acontecer. "Defiro em parte a liminar. A definição, no momento oportuno, será do plenário desta Suprema Corte", escreveu a ministra. Os governistas ainda podem recorrer da decisão, mas como o recurso não tem efeito suspensivo, a CPI já pode ser instalada. 

Aécio Neves – A oposição comemorou o posicionamento de Rosa Weber. "Essa decisão engrandece o STF, pois preserva o direito sagrado das oposições", afirmou Aécio Neves, que cobrou de Renan Calheiros a instalação imediata da CPI. O tucano disse que cabe ao presidente do Senado solicitar, ainda nesta quinta-feira, a indicação dos integrantes que deverão compor a comissão.  "Trazer luzes às denúncias de irregularidades que se sucedem em relação à Petrobras não é uma demanda das oposições e sim da sociedade brasileira", afirmou Aécio. 

Supremo – O caso foi levado ao Supremo pela oposição, que exige a instalação imediata da investigação exclusiva sobre a Petrobras. O processo chegou ao gabinete da ministra Rosa Weber há duas semanas. Apesar de analisar apenas as duas CPIs propostas no Senado, pela oposição e pela base governista, a decisão de Rosa Weber deve se refletir sobre as duas CPIs mistas criadas no Congresso, mas que ainda não foram votadas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Veja

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário