Na FOLHA: Obama define clima como risco à segurança nacional

Publicado em 20/05/2015 22:43
DA FOLHA DE SÃO PAULO (+ "THE NEW YORK TIMES", EM WASHINGTON)

O presidente dos EUA, Barack Obama, subiu o tom sobre a mudança climática em discurso nesta quarta-feira (20) e definiu o problema como uma "questão de segurança nacional" para seu país.

A declaração —inserida no discurso que o presidente fez nesta quarta (20) a formandos da Academia da Guarda Costeira, em Connecticut— ocorre em um momento em que outras potências, como China eAlemanha, apresentam propostas e resultados ambiciosos para o combate ao aquecimento global.

"Vocês são parte da primeira geração de oficiais a iniciar seu serviço em um mundo no qual os efeitos da mudança do clima claramente nos afetam", disse Obama aos formandos durante a cerimônia.

O discurso reveste com um verniz geopolítico e econômico um problema com o qual diferentes governos (o do Brasil inclusive) têm encontrado dificuldades em lidar.

Em relatório divulgado nesta quarta, a Casa Branca anunciou que a mudança no clima funcionaria como "acelerador das instabilidades em todo o mundo", causando escassez de água e de comida que poderia resultar em aumento das tensões mundiais, gerando superpopulação.

O documento também aponta que a alta nas temperaturas "mudaria a forma das missões militares dos Estados Unidos", elevando a demanda por recursos no Ártico e outras regiões costeiras que seriam afetadas pela elevação do nível do mar, e resultaria em crises humanitárias maiores e mais frequentes.

METAS

Em março, Obama apresentou um plano para reduzir os gases causadores do efeito estufa em 28% nos EUA ao longo dos próximos dez anos, reconduzindo as emissões ao nível de 2005.

A iniciativa depende da entrada em vigor de novas regras da Agência de Proteção Ambiental (EPA) para reduzir drasticamente as emissões de dióxido de carbono por automóveis e usinas de energia acionadas a carvão.

Deve, porém, ser transformada em proposta formal dos EUA para as Nações Unidas antes da Conferência do Clima em Paris em dezembro, quando se espera que os países cheguem a um compromisso comum para reduzir emissões de gases-estufa.

Mas Obama sofre oposição de alas do Partido Republicano e de executivos do setor de carvão, que alegam que a proposta é um abuso do poder executivo da Presidência e devastaria a economia.

Desde que tomou posse, em 2009, Obama defende a mudança do clima como prioridade e elemento central de seu legado.

Após tentar diversas abordagens, sua tática mais recente tem sido focar na redução de emissões em vez de promover o plano estritamente em termos ambientais, expô-lo como benéfico para a economia e vital para a segurança da nação.

No mesmo dia em que o presidente discursou, o blog da Casa Branca trazia um post sobre como combater o aquecimento global por meio do comércio, assinado pelo representante (ministro) dos EUA para comércio exterior, Michael Froman.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Folha de S. Paulo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

    "... na grande mentira há sempre uma certa força de credibilidade; porque as grandes massas de uma nação sempre são mais facilmente corrompidas nos estratos profundos de sua natureza emocional do que conscientemente ou voluntariamente; então, na simplicidade primitiva de suas mentes, mais prontamente caem vítimas da grande mentira do que de pequenas mentiras, visto que eles quase sempre dizem pequenas mentiras em questões menores mas se envergonhariam de utilizar-se de falsificação em larga escala. Nunca ocorreria a suas mentes fabricar inverdades colossais, e não acreditariam que outros pudessem cometer a imprudência de distorcer a verdade tão infamemente. Apesar de fatos que provem que as coisas são assim possam ser trazidos claramente às suas mentes, eles ainda duvidarão e hesitarão, e continuarão a pensar que pode haver alguma outra explicação. Pois a mentira grosseira e imprudente sempre deixa rastros atrás de si, mesmo após ter sido precisamente esclarecida, um fato que é conhecido por todos os mentirosos especialistas do mundo que conspiram juntos na arte de mentir".

    Adolf Hitler.

    0
    • Rogerio mendes lopes Morrinhos - GO

      Na verdade há mentira pra todo gosto,ela reina no âmago do ser humano!

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      A GRANDE verdade é que vai surgir um novo partido político no Brasil, o PARTIDO ECOLÓGICO.

      Todos os seus integrantes vão portar anilhas em seus tornozelos. Parece-me que muitos políticos que comungam os ideais socialistas individuais (primeiro EU, depois o RESTO), estão se antecipando e após serem sabatinados pelo JUIZ SÉRGIO MORO, estão já recebendo a honraria de portarem tal acessório.

      Ficam as perguntas:

      COMO ELES VÃO SACAR DINHEIRO NOS BANCOS?

      COMO FICAM AS PORTAS DE DETECÇÃO DE METAIS?

      0
  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

    Aqui um artigo de um americano que confirma o que diz o Dr. Molion. O aquecimento global antropogênico é uma grande farsa.

    http://www.midiasemmascara.org/artigos/desinformacao/15840-2015-05-19-23-33-27.html

    0
    • Rogerio mendes lopes Morrinhos - GO

      Mais uma grande MENTIRA,aproveitando o texto acima!

      0
    • Rogerio mendes lopes Morrinhos - GO

      Esse discurso de aquecimento global tá virando religião,também aproveitando o texto acima!

      0