Na Veja: Dilma ignora Congresso e veta quebra de sigilo de operações do BNDES

Publicado em 22/05/2015 11:32

A presidente Dilma Rousseff vetou nesta sexta-feira a emenda aprovada no Congresso que previa o fim do sigilo nos empréstimos e financiamentos concedidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Considerado uma derrota para o governo, o texto havia sido incluído pelos senadores da oposição na Medida Provisória que liberou o repasse de 30 bilhões de reais do Tesouro para o banco de fomento. A decisão da presidente foi divulgada nesta sexta-feira no Diário Oficial da União.

No texto, a presidente justificou o veto com o argumento de que a divulgação das operações financeiras "feriria sigilos bancários e empresariais e prejudicaria a competitividade das empresas brasileiras no mercado global de bens e serviços, já que evidenciaria aspectos privativos e confidenciais da política de preços praticada pelos exportadores brasileiros em seus negócios internacionais". Dilma ainda afirmou que o BNDES já divulga suas operações "com transparência" e que o dispositivo incorreria em "vício inconstitucional".

Nos últimos anos, levantou-se suspeitas sobre os empréstimos do BNDES concedidos com juros subsidiados, bem abaixo do mercado, ao grupo JBS-Friboi, à construção do Porto de Mariel, em Cuba, e a investimentos aplicados em Angola - para citar apenas alguns exemplos. Neste ano, a oposição tentou criar uma CPI no Congresso para descobrir detalhes das operações, mas não conseguiu quórum suficiente para que a comissão fosse instalada.

Veja a notícia na íntegra no site da Veja

Vetar transparência no BNDES por "competitividade" é mais uma pérola do PT, diz Caiado

Nota da assessoria do senador Ronaldo Caiado

O líder do Democratas no Senado Federal, Ronaldo Caiado (GO), ironizou a justificativa da presidente Dilma Rousseff para vetar emenda à MP 661/14 que determinava o fim do sigilo em todas as operações do BNDES. De acordo como o senador, o argumento de que a emenda "prejudicaria a competitividade das empresas brasileiras" é uma mais uma pérola petista contra o bom senso.

"Quer dizer que quanto mais nebuloso o funcionamento de uma empresa, mais competitiva ela se torna? Que a transparência é inimiga da boa gestão? Que uma empresa quando precisa abrir seu capital para entrar na bolsa está se tornando mais frágil? É claro que não. É só mais uma máxima petista que comprova que o PT gosta de caminhar no submundo das negociatas", acusou.

O democrata afirmou que já esperava o veto da presidente que tem atuado fortemente para atrapalhar qualquer ação para investigar o banco, assim como a CPI do BNDES já protocolada e à espera da leitura pelo presidente do Senado.

"Esse veto tem tudo a ver com o que nós estamos denunciando, ou seja, é uma maneira clara do governo e da presidente não deixarem com que tenhamos informações sobre a aplicação do dinheiro da população por intermédio do BNDES. Já está mais do que claro que as operações do banco têm buscado interesses partidários e ideológicos", explicou.

CPI do BNDES

Ronaldo Caiado reforça que apesar de toda a atuação do governo na tentativa de barrar o andamento da CPI do BNDES no Senado, o requerimento que conta com 27 assinaturas já está protocolado à espera apenas de leitura e instalação da comissão.

"O BNDES é hoje a principal ferramenta do modelo petista de perpetuação no poder através do desvio de dinheiro público. E suas operações internacionais mostram que o esquema não se limita às fronteiras do Brasil. Hoje estamos financiando os tiranetes amigos de Lula e do Foro de São Paulo. E é por isso que precisamos de uma CPI no Senado que se mantenha afastada da influência do Executivo", afirmou.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Veja

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

4 comentários

  • jorge dias dutra Palmeiropolis - TO

    Foi o mesmo que aconteceu na Petrobrás..., fizeram de tudo para que não fosse investigado e, no fim, deu no que deu...

    0
  • Lindalvo José Teixeira Marialva - PR

    ISSO É UMA VERGONHA PARA O BRASIL E PARA OS BRASILEIROS QUE ESTÃO MORRENDO NAS FILAS DE HOSPITAIS, PERDENDO SOJA, TRIGO, MILHO, POR FALTA DE ESTRADAS ADEQUADAS...., ONDE VAMOS PARAR??!!.

    0
  • Érico Batista da Silva Soledade - RS

    É, assim como na PETROBRAS, o PT diz que no BNDES está tudo OK, só que o BNDES pegou 200 bilhões do FGTS dos trabalhadores e não aplicou nada aqui dentro do BRASIL, E SIM EM GOVERNOS TIRANOS ideológicos amigos do Sr. LULA, como ANGOLA, MOCAMBIQUE, CUBA, VENEZUELA, NICARAGUA, BOLIVIA, ARGENTINA e por aí vai..., aí o presidente do BNDES vem dizer que não tem como devolver este dinheiro ao FGTS..., pode isso?

    0
    • TAISON DALBERTO Sarandi - RS

      É simplesmente incrível a capacidade de falcatruas desse governo PTista...

      0
  • Everson M. Danguy Tuneiras do Oeste - PR

    Vamos abrir essa caixa-preta!!!!

    0
    • Israel Bocardi Heliodora - MG

      De fato existe uma caixa preta!! Mas o incrivel é que vemos cortes na educação,saude,na agricultura e ainda não vimos a presidente ou nenhum politico falar do corte ou diminuiçao de seus salarios,acho que nem deveria ter salarios.Depois de tantos roubos e falcatruas nos que trabalhamos pagamos a conta é o salarios deles, será que isto é justo?não deveria começar eles abrindo mão de partes de suas mordomias,que não saõ poucas em prol da nação do povo brasileiro que tanto luta para dar a eles poder e dinheiro.O Brazilzinho complicado com os politicos que temos.

      0
    • Guilherme Frederico Lamb Assis - SP

      pelo contrario, os salarios estatais estão sendo reajustado, para cima...

      0