Elevação de imposto de bancos aumentará a arrecadação, mas encarecerá crédito

Publicado em 22/05/2015 15:39

A Medida Provisória (MP) 675 publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial e que eleva a alíquota da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), deve trazer aos cofres públicos cerca de 747 milhões de reais este ano. A medida entrará em vigor no dia 1º de setembro de 2015. Para o ano que vem, a Receita espera arrecadar 3,8 bilhões de reais a mais.

Estes dados foram divulgados nesta sexta pela Receita Federal por meio de nota à imprensa. A expectativa era de que o órgão concedesse uma coletiva com técnicos para detalhar a MP. A medida aumenta de 15% para 20% a alíquota da CSLL devida pelas pessoas jurídicas de seguro privado e de capitalização e pelas instituições financeiras.

Apesar de ajudar o governo a fechar as contas, a elevação da alíquota vai encarecer o crédito e as tarifas bancárias e afetar, no fim das contas, o bolso dos brasileiros. "Não existe almoço grátis", diz o economista da MCM Consultores Associados, Antonio Madeira.

Leia a notícia na íntegra no site da Veja

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Veja

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário