China deveria reforçar política fiscal se PIB desacelerar com força, diz FMI

Publicado em 26/05/2015 07:36

LOGO REUTERS (16408)

PEQUIM (Reuters) - A China deveria aumentar os estímulos fiscais à economia se o crescimento ficar abaixo de 6,5 por cento neste ano, ou se preparar para adotar medidas para conter o crédito e o investimento se a expansão surpreender para cima, afirmou nesta terça-feira o Fundo Monetário Internacional.

O FMI projeta que o crescimento econômico anual da China alcançará 6,8 por cento neste ano, desacelerando ainda mais para 6,25 por cento em 2016, afirmou a instituição em relatório.

"Se os próximos dados sugerirem que o crescimento deve superar 7 por cento, as autoridades deveriam aproveitar a oportunidade para reduzir vulnerabilidades mais rapidamente", disse o FMI.

"Se em vez disso parecer certo que o crescimento vai cair abaixo de 6,5 por cento, então a política fiscal deveria ser afrouxada".

O FMI disse que a China ainda enfrenta riscos do crescimento insustentável do crédito e do investimento e pediu que o governo acelere as reformas, incluindo para tornar o iuan mais flexível.

"Acreditamos que a China deveria buscar alcançar uma taxa de câmbio efetivamente flutuante dentro de dois a três anos", disse o FMI.

A economia da China cresceu 7,4 por cento em 2014.

O país registrou um crescimento anual de 7 por cento no primeiro trimestre e dados recentes mostraram que perdeu ainda mais força no segundo trimestre, aumentando o risco de que o crescimento no ano pode cair abaixo da meta do governo de 7 por cento.

(Reportagem de Koh Gui Qing)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário