Na FOLHA: Feito o plano de ajuste, governo terá de criar projeto contra o desânimo

Publicado em 28/05/2015 07:59
por VINICIUS TORRES FREIRE, na FOLHA DE S. PAULO

VINICIUS TORRES FREIRE

O resto do ano de mais recessão

Feito o plano de ajuste, governo terá de se reajustar a perdas de receita e criar projeto contra o desânimo

FAZ QUASE MEIO ANO, a conversa sobre a política econômica resume-se quase apenas ao dito e maldito ajuste, na verdade quase apenas aos planos de cortes de despesas e aumentos de receita. O que será do resto de 2015?

Em parte, os economistas de Dilma 2 vão remendar o plano de ajuste fiscal, que já nasceu um tanto puído e vai rasgar aqui e ali. De outra parte, terão de inventar uma conversa nova e crível sobre mudanças mais profundas, de balançar as estruturas, pois viver da mão para a boca até 2017, 2018, não vai dar.

O plano para as contas do governo federal nasce um pouco puído porque estima receitas de modo que parece exagerado, um aumento real de uns 5% (receita líquida), e prevê redução de gasto da ordem de 1% (em relação a 2014).

A redução do gasto até abril está quase perto do previsto, grosso modo. A receita cai quase 3%. O pacote de aumento de impostos e recuperação de dinheiros perdidos em desonerações deve pelo menos zerar essas perdas. O resto do aumento de receita é mistério.

Não dá para dizer que o ajuste vai para o buraco, com base nessas contas, imprecisas desde o início porque os números são inevitavelmente vagos, porque não sabemos do crescimento da economia e dos efeitos da inflação na receita de impostos, entre outras muitas mumunhas.

Mas é fácil apostar em uma revisão dos gastos federais, o governo já colocou na prancheta o estudo de aumento de mais impostos e, claro, ao fim e ao cabo pode ajustar o ajuste à base de mais machadadas brutas no investimento.

RECESSÃO DE 2%

Na praça do mercado, começa outra rodada de revisão para baixo do crescimento da economia. Logo, se por mais não fosse, já vai ser preciso refazer as contas da arrecadação.

Na mediana das estimativas recolhidas pelo Banco Central, a recessão anda pela casa de 1,2%. Entre gente que dá bons chutes informados, que tem dados melhores sobre a economia real e é ponderada, a recessão estimada já descera ao patamar de 1,5%. Agora, as previsões começam a se mover na direção de queda de 2% do PIB, um horror.

Até agora, os economistas de Dilma 2 pouco mais puderam fazer do que negociar o pacote de arrocho, em especial no Congresso, e elaborar um plano de concessões de infraestrutura que deve ser importante, mas passa a ser implementado apenas no ano que vem. Devem ter tempo para algo mais, no restante do ano, entre um talho adicional no investimento e uma notícia de outro aumento de imposto.

Joaquim Levy, ministro da Fazenda, assumiu com a promessa ou planos de reforma: racionalizar impostos, tal como o demencial ICMS, dar cabo de mais subsídios, expor a economia a mais concorrência externa, dar alguma mexida no mercado de capitais.

Desde que apresentou esses planos, o ministro não fez muito mais do que contas e passar o chapéu no Congresso. Não explicitou seu plano de reformas. De fora, por enquanto, não se sabe se conversou com a presidente, a sério e em detalhes, a respeito de mudanças mais profundas, sempre um problema em se tratando de Dilma Rousseff.

Mas os economistas de Dilma 2 terão de tirar coelhos dessa cartola, pois o único rumo da economia por ora é o da recessão e o do desânimo, que ainda cresce.

 

ANÁLISE AJUSTE FISCAL

Esforço de Levy é premiado, mas futuro é nebuloso

Pacote evita colapso imediato da credibilidade do governo, porém ofensiva não traz soluções para o longo prazo

GUSTAVO PATUDE BRASÍLIA

O ceticismo quanto ao cumprimento das metas de ajuste fiscal fixadas pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy é generalizado, mas isso não significa, de imedi- ato, um abalo no mercado financeiro.

Para investidores e credores da dívida pública, basta, por enquanto, que o governo Dilma Rousseff demonstre empenho em reverter as políticas de escalada de gastos e bondades tributárias do primeiro mandato.

Trata-se de uma espécie de prêmio pelo esforço, ainda que os resultados não sejam brilhantes.

O Tesouro Nacional dificilmente conseguirá poupar o montante prometido para o pagamento de juros, mas ao menos não repetirá o deficit do ano passado.

A relativa calmaria nas cotações do dólar e nos índices da Bolsa é ajudada pelos juros do Banco Central, elevados a 13,25% anuais, ou 6,7% acima da inflação esperada --uma rentabilidade inusitada em uma era de taxas baixas no mundo.

O pacote de medidas enviadas ao Congresso --elevando tributos, dificultando acesso a direitos trabalhistas e previdenciários-- funcionou, mesmo desfigurado pelos partidos ditos aliados, como uma evidência da nova orientação de Dilma e do protagonismo de Levy nas decisões econômicas.

TRAJETÓRIA

Mas, se evitou um colapso da credibilidade do governo e do país no curto prazo, a ofensiva fiscal do ministro ainda está longe de apontar para uma melhora consistente a longo prazo.

Obter saldos nas contas do Tesouro não é um fim em si mesmo. O papel dos superavit é deter o aumento da dívida pública, controlar a inflação e, com a volta da confiança na política econômica, permitir a queda dos juros e a retomada dos investimentos privados.

Essa trajetória permanece nebulosa. A maior parte dos analistas não acredita no cumprimento das metas fiscais neste ano e no próximo --e, pior, calculam que, mesmo atingidas, elas não serão suficientes para conter a alta do endividamento, dado o atual patamar dos juros.

FRAGILIDADE POLÍTICA

A tramitação legislativa das medidas de ajuste expôs a fragilidade política de Dilma, resultante da contradição incontornável entre a necessidade de remediar os danos herdados do primeiro mandato e a retórica da campanha reeleitoral, que renegava qualquer hipótese de mudança de rumos.

Por oportunismo ou convicção, os principais partidos de situação e oposição mostraram que não vão permitir mais do que remendos emergenciais nas contas do governo. A Levy resta a guerrilha fiscal de cortar investimentos e elevar os tributos de baixa receita que podem ser alterados por decreto.

Ficará para o próximo governo, na melhor das hipóteses, um debate racional sobre a sustentabilidade das políticas sociais e a recuperação do crescimento econômico.

 

MONICA BAUMGARTEN DE BOLLE

Há um pessimismo exagerado no país?

O Brasil está fazendo um ajuste doloroso porque acumulou desequilíbrios severos

Eu não li o livro de Mariana Mazzucato, autora de "Estado Empreendedor "" Desmascarando o Mito do Setor Público vs. Privado". Contudo, li sua entrevista concedida ao "Valor Econômico", em que afirma haver pessimismo exagerado no Brasil.

A entrevista veio acompanhada da notícia de que a professora da Universidade de Sussex se reuniu nos últimos dias com a presidente Dilma e sete de seus ministros. Parece que ela tem "bom trânsito no Ministério da Ciência e Tecnologia e no BNDES", além de estar sendo "cotada para ser consultora do governo na área de inovação".

De acordo com a entrevista ao "Valor", Mariana Mazzucato está afinada com os signatários do novo manifesto de economistas heterodoxos --mais um-- contra as políticas econômicas do governo.

A pesquisadora afirma que políticas contracionistas não funcionam e pediu ao entrevistador que lhe dissesse um país onde elas haviam funcionado. Não é papel do repórter lembrar à entrevistada que, naquele exato momento, ela pisava em solo onde as políticas de ajuste haviam não apenas funcionado mas pavimentado o sucesso dos "anos Lula" por ela elogiados, o período de extraordinária bonança externa em que o respaldo à solidez macroeconômica foi mantido.

O Plano Real, a Lei de Responsabilidade Fiscal, o regime de metas de inflação, o câmbio flutuante, tudo aquilo que sabemos ter trazido enormes benefícios para o país nos últimos anos. Tudo que foi desarranjado no primeiro mandato de Dilma Rousseff e que a presidente agora tenta reconstruir com seu ministro exilado. Exílio, pois Levy é o general em labirinto unicamente brasileiro.

A entrevista está repleta de elogios ao BNDES, ao papel do banco de fomento na condução da inovação e da produtividade. Os leitores que acompanham essa coluna sabem que já falei de ambos: do BNDES e da falta de produtividade. Aliás, sabem também que já relacionei o BNDES à falta de produtividade no Brasil.

O canal é simples e bastante relevante, como revela pesquisa empírica recente que hei de publicar em breve: a presença maciça do BNDES no mercado de crédito brasileiro com suas linhas subsidiadas pressiona as taxas de juros reais, o custo do capital.

O custo mais elevado do capital desincentiva a formação bruta de capital fixo, o investimento. Sem investimento, como a própria autora do "Estado Empreendedor" reconhece, não há ganho de produtividade. Portanto, o "Estado Empreendedor", se é que a ideia faz algum sentido, tem limites muito claros, assim como tem a atuação dos mercados na ausência de mecanismos adequados de regulação.

O Brasil está fazendo um ajuste doloroso porque acumulou desequilíbrios severos. O Brasil está comendo o pão que (complete com o nome que desejar) amassou porque passou muito tempo acreditando que todos os antigos problemas estruturais haviam sido resolvidos com o maná das commodities.

Agora, precisa arrumar as contas públicas, reduzir o papel do Estado, que pesa como chumbo sobre o investimento das empresas --será que a autora conhece o tamanho de nossa carga tributária?--, e encontrar alguma fórmula para resgatar a produtividade. Tal fórmula certamente não passa pelo empreendedorismo que semeou BNDES e protecionismo e colheu juros, inflação e desemprego.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Folha de S. Paulo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • TAISON DALBERTO Sarandi - RS

    VEJAMOS O PAÍS COMO UMA GRANDE ORGANIZAÇÃO, QUANDO NECESSITA BAIXAR CUSTOS DEVIDO A CRISES OU SAZONALIDADES DE ALTA DE PREÇOS, PARA MANTER SUA MARGEM DE LUCRATIVIDADE, NÃO SE PODE APENAS CORTAR O QUE SERIA "GASTADO" OU POR A CULPA EM FATORES EXTERNOS, ISSO É MÁ GESTÃO! SE FOSSE EM UMA EMPRESA QUE TEM TUDO PARA SER ALTAMENTE LUCRATIVA, PORÉM NÃO CONSEGUE SER RENTÁVEL SIMPLESMENTE O GESTOR SERIA SUBSTITUIDO... "CORTAR NA CARNE", CONFORME DISSE A PRESIDENTE DILMA, NA CARNE DE QUEM? DO CONTRIBUINTE!? SEMPRE SOBRA PRA ELE MESMO... NÃO É JUSTO O "CLIENTE" PAGAR O PREÇO DA MÁ GESTÃO, NO MUNDO REAL ISSO NÃO EXISTE.

    POR QUE NÃO BAIXAR CUSTOS, "FAZER MAIS COM MENOS"? EM UMA EMPRESA, SE VOCÊ SABE QUE TEM "COLABORADORES" COM BAIXO RENDIMENTO, QUAL É O PROCEDIMENTO A SE FAZER? CAPACITALO, BUSCAR MELHOR PERFORMANCE PARA RENDER MAIS E MELHOR! PORÉM O TEMPO JÁ PASSOU (MAIS DE UMA DÉCADA), NÃO HÁ TEMPO PARA ISSO, A SOLUÇÃO DEVE VIR A "PASSOS LARGOS", SER IMEDIATA! FALAR QUE A FOLHA DE PAGAMENTO SUBIU A BAIXO DA INFLAÇÃO RESOLVE? LÓGICO QUE NÃO! CADE A REDUÇÃO DE CUSTOS COM FOLHA DE PAGAMENTO? NÃO SÓ PARA CORTAR CUSTOS, MAS TAMBÉM PARA NÓS LEIGOS ACREDITAR QUE OS GOVERNANTES ESTÃO "CORTANDO NA CARNE" E NOS DAR UM FOLEGO A MAIS, SABER QUE NÃO É SOMENTE NÓS QUE ESTAMOS PAGANDO A CONTA.

    ISSO É INJUSTO, DEIXA DESESPERANÇOSO O TRABALHADOR QUE DIARIAMENTE ,DE FORMA SISTEMICA, ACORDA CEDO E TENTA "FAZER O SEU PAPEL" DENTRO DE UM TODO, SEJA COMO FAMÍLIA, COMUNIDADE, SOCIEDADE, BRASIL.

    HÁ GASTOS NAS ORGANIZAÇÕES QUE NÃO SÃO GASTOS E SIM INVESTIMENTOS, NO MÍNIMO UMA ANÁLISE MARGINAL É NECESSÁRIA PARA SABER QUE O GASTO DE AGORA É UM INVESTIMENTO COM RETORNO EM BREVE.

    SE UMA EMPRESA ESTATAL MULTIBILIONÁRIA QUE TODO O MUNDO TEM ACESSO A INFORMAÇÕES, CONSEGUIRAM FAZER O QUE FIZERAM, IMAGINA EM UMA GESTÃO GOVERNAMENTAL ONDE A PRÓPRIA PRESIDENTE FAZ QUESTÃO DE VETAR INVESTIGAÇÕES DA POLÍCIA FEDERAL, É COMO TER UMA EMPRESA SENDO AUDITADA, MAS NÃO DEIXAR ELES FAZEREM O TRABALHO. "ONDE HÁ FUMAÇA, HÁ FOGO"! ISSO ME RECORDA A TEORIA DA AGÊNCIA NA CONTABILIDADE, ONDE O "AGENTE" (GESTOR) DA ORGANIZAÇÃO, QUE É PRIVILEGIADO DE INFORMAÇÕES, PODE NÃO MENTIR, MAS OMITE O QUE ESTÁ ACONTECENDO PARA O "PRINCIPAL" (DONOS) BUSCANDO TER VANTAGEM PARA SI PRÓPRIO EM ALGUM ASPECTO.

    É INJUSTO VER TANTA ROUBALHEIRA, CORRUPÇÃO, PILANTRAGEM SEM SOLUÇÃO. ESTAMOS SOFRENDO UMA CRISE QUE NÃO É SOMENTE ECONÔMICA, MAS TAMBÉM ESTRUTURAL, E ARRISCARIA AINDA EM DIZER ÉTICA. PARA NÃO SE ESTENDER MUITO ENCERRO POR AQUI MESMO MINHA INDIGNAÇÃO...

    - MINHAS HUMILDES DESCULPAS POR POSSÍVEIS ERROS NA ORTOGRAFIA, POIS FOI SOMENTE UM DESABAFO (SEM REVISÕES NO TEXTO)... UM GRANDE ABRAÇO A TODOS QUE ACOMPANHAM O NOTÍCIAS AGRÍCOLAS.

    0
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      Caro Taisson...parabéns pelas suas colocações e não deves pedir desculpas a ninguém...olhe neste site quantas besteiras e gente lê...escrevem agora e daqui meia hora não vale mais..o que voce coloca é a mais pura realidade...

      As grandes industrias repassam os custos...o governo aumenta impostos...corta na carne mas quem paga a carne somos nós...

      na verdade não temos representantes de classe e nem políticos COMPROMETIDOS com a classe...mas uma pelegada que enrola a muito tempo..e seu estado estado está cheio deles..todos da bancada ruralista...mas só de nome...PARABÉNS...seu cometário foi autêntico...como parte dos gaúchos que conheço...

      0
    • Guilherme Frederico Lamb Assis - SP

      Estatal é basicamente isso que estamos vendo, ineficiência, desmandos e corrupção, afinal o que é todo mundo no final não é de ninguém. Todo mundo é abstrato e pulverizado, muita gente que não sabe e nem quer saber o que ocorre com "suas" estatais. O resultado só pode ser a tragédia mesmo que afunda o país. A unica solução efetiva é privatizar, tirar esse poder enorme das mão de politicos oportunistas que usarão esse poder das formas mais nefastas imagináveis.

      0
  • JUSTINO CORREIA FILHO Bela Vista do Paraíso - PR

    Srs. produtores rurais, as projeções futuras indicam que iremos enfrentar grandes turbulências, no decorrer do mandato de Dilma2. Basta verificar as apostas, indicando que a recessão bate forte e o PIB de 2015, deve decrescer 1,5%, e olhem o alento, em 2016 talvez cresça míseros 1%, resultando num biênio negativo de 0,5%. Então, haja empreendedorismo e competência administrativa para sobreviver. Claro, com o menor grau de sequelas possíveis!

    0
    • Guilherme Frederico Lamb Assis - SP

      Estatal é basicamente isso que estamos vendo, ineficiência, desmandos e corrupção, afinal o que é todo mundo no final não é de ninguém. Todo mundo é abstrato e pulverizado, muita gente que não sabe e nem quer saber o que ocorre com "suas" estatais. O resultado só pode ser a tragédia mesmo que afunda o país. A unica solução efetiva é privatizar, tirar esse poder enorme das mão de politicos oportunistas que usarão esse poder das formas mais nefastas imagináveis.

      0
    • Guilherme Frederico Lamb Assis - SP

      esse meu comentário foi publicado no lugar errado.

      0