Distribuidoras de energia esperam para 6ª feira decreto sobre renovação de concessões

Publicado em 28/05/2015 18:32

LOGO REUTERS (16408)

RIO DE JANEIRO (Reuters) - Distribuidores de energia aguardam para sexta-feira a publicação de decreto do governo federal que trata da renovação de concessões do setor, para que o texto possa ser debatido antes do fim da concessão de algumas empresas, afirmou nesta sexta-feira o presidente da entidade que representa o segmento, Abradee, Nelson Leite.

Segundo ele, o prazo para se discutir a renovação da concessão e para que as empresas apresentem suas propostas com base no decreto está "extremamente apertado".

Segundo uma fonte do governo federal que acompanha de perto do assunto, é possível que o decreto saia mesmo na sexta-feira, considerando que o texto está praticamente pronto e a presidente Dilma Rousseff já pode assiná-lo.

A partir de julho começam a vencer as concessões de distribuidoras dos grupos Eletrobras, Energisa, CPFL e de empresas estaduais como CEB, Celesc, Copel e outras.

A renovação das concessões é um debate que vem sendo travado pelo governo federal e setor há alguns anos. Na quarta-feira, o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, afirmou que o decreto sairia nos próximos dias.

"Estamos correndo contra o tempo, porque em 7 de julho já começam vencer algumas concessões", disse Leite à Reuters durante o Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico (Enase).

Para respeitar o prazo regulamentar, o decreto tem que ser apresentado antes da reunião de diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que acontece semanalmente às terças-feiras. Após o assunto ser levado ao colegiado da agência haverá prazo de um mês para que seja feita audiência pública sobre a renovação das concessões.

"A expectativa é que sai até amanhã (o decreto) para que a Aneel abra a discussão", disse o presidente da Abradee.

Em 15 de maio, duas fontes do governo federal afirmaram à Reuters que o texto do decreto com as diretrizes para a renovação das concessões de distribuidores de energia estava na Casa Civil, prestes a ser publicado. O tema chegou a ser pautado para a reunião do dia 19 da Aneel, mas, em seguida, foi retirado.

O governo federal deve fazer, em um primeiro momento, uma renovação das concessões condicionada ao cumprimento de metas de qualidade de serviços e de melhora do desempenho financeiro das empresas num prazo de cinco anos.

"O setor não é contra a colocação de indicadores de qualidade para renovar as concessões desde que elas sejam exequíveis e sejam dadas as condições para os investimentos para a melhoria da qualidade", disse o presidente da Abradee.

(Por Rodrigo Viga Gaier, com reportagem adicional de Leonardo Goy, em Brasília)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário