Dólar avança 5,8% ante real em maio, mas pode ter alívio no curto prazo

Publicado em 29/05/2015 17:37

LOGO REUTERS

Por Bruno Federowski

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar fechou em alta ante o real nesta sexta-feira e encerrou maio com avanço, diante de expectativas de que o Banco Central continue no mês que vem com sua política de reduzir a intervenção no mercado de câmbio.

A moeda norte-americana subiu 0,74 por cento, a 3,1873 reais na venda, maior nível de fechamento desde 31 de março, quando foi a 3,1909 reais. Em maio, a divisa acumulou avanço de 5,78 por cento, no oitavo mês de valorização dos últimos nove meses.

O giro financeiro ficou em torno de 1,4 bilhão de dólares nesta sessão, segundo dados da BM&F.

Segundo analistas, a pressão cambial tende a continuar no médio prazo, à medida que se aproxima o aumento de juros nos Estados Unidos e diante da menor atuação do BC. No entanto, alguns veem espaço para alívio no curto prazo.

O BC tem afirmado repetidamente que o estoque de swaps cambiais já atende à demanda por proteção do mercado financeiro brasileiro, alimentando expectativas de que pode rolar cada vez menos contratos daqui para frente. Neste mês, a autoridade monetária rolou cerca de 70 por cento dos contratos que vencem em junho e o próximo lote, que vence em 1º de julho, equivale a 8,742 bilhões de dólares.

"Eu não me surpreenderia se o BC acelerasse a desmontagem dessa política (de swaps cambiais)", afirmou a economista-chefe da XP Investimentos, Zeina Latif. "É óbvio que quando você anuncia o fim do programa, você gera volatilidade, mas a alta do dólar é um movimento global e cíclico, não faz sentido manter o programa."

A perspectiva de alta dos juros nos EUA vem pressionando o câmbio globalmente. Nesta sessão, contudo, a expectativa de que o banco central norte-americano deverá elevar os juros ainda este ano perdeu um pouco de força, após a maior economia do mundo contrair no primeiro trimestre.

"Se estivéssemos em um momento de maior volatilidade, se houvesse o temor de uma espiral mais forte no câmbio, faria sentido (manter o programa). Hoje, esse grau de volatilidade da moeda traz preocupação? Não", acrescentou Zeina.

A alta do dólar nesta sessão foi corroborada também pela contração do PIB do Brasil no primeiro trimestre. Embora a queda tenha vindo menor que o esperado por analistas, investidores viram nos detalhes do relatório sinais de que a economia brasileira não voltará a crescer tão cedo.

ALÍVIO NO CURTO PRAZO?

Alguns analistas, no entanto, veem espaço para algum alívio nas cotações no curto prazo. O BNP Paribas espera que o dólar feche este ano a 3,20 reais e o ano que vem a 3,40 reais, mas estima que o valor justo do dólar no curto prazo está em torno de 3,06 reais e, por isso, recomenda apostas táticas na queda do dólar.

"Pode haver uma correção nos próximos dias", disse gerente de câmbio da corretora Treviso, Reginaldo Galhardo.

Na primeira parte desta sessão, a volatilidade foi acentuada pela briga antes da formação da Ptax de maio.

A Ptax é uma taxa calculada diariamente pelo BC que serve de referência para diversos contratos cambiais. Operadores costumam disputar para influenciar a taxa do último pregão do mês, que determina a cotação utilizada para precificar o primeiro contrato futuro de dólar negociado na BM&F, um dos mais líquidos do mercado financeiro brasileiro.

"Último dia do mês é sempre assim: Ptax pressiona e o mercado especula sobre a rolagem dos swaps do BC. O fundamento fica de lado", disse o superintendente de câmbio da corretora TOV, Reginaldo Siaca.

 (Reportagem adicional de Flavia Bohone)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário