Plano ‘B’ da Grécia: alianças com Brasil, Rússia e Venezuela

Publicado em 29/06/2015 07:53

BERLIM - O governo da Grécia tem um plano “B” para o caso de não conseguir chegar a um acordo com a União Europeia. Segundo Theodoros Paraskevopoulos, assessor econômico do Syriza, partido do governo, o primeiro-ministro Alexis Tsipras planeja suspender completamente o pagamento da dívida, quer dizer, dar o calote, e procurar novas alianças internacionais, com o Brasil, a Venezuela e a Rússia. “A política da União Europeia causou uma ruína na Grécia”, disse o economista, em entrevista ao GLOBO ontem em Berlim, pouco antes de participar de um debate na TV alemã sobre a crise.

Qual o plano do governo para evitar o colapso nos próximos dias, até o referendo do dia 5 de julho, sobre um novo acordo com os credores?

O povo grego vai decidir nesse referendo se o país aceita ou não as exigências das instituições, a antiga troika (UE, BCE e FMI). Eu acho que não. Mas, mesmo assim, Tsipras quer continuar negociando para que seja possível chegar a uma solução. O que não aceitamos é a continuação do que vem ocorrendo há cinco anos, quando a UE fala em ajuda, que termina sendo apenas ajuda aos bancos alemães e franceses. Isso tem feito o pais sangrar. Hoje, 30% dos gregos são pobres, o desemprego é altíssimo.

A linha de crédito de emergência do BCE será o suficiente para evitar o colapso financeiro no país?

O presidente do banco central do país, Giannis Stoumaras, garantiu que a reserva existente, com a ajuda da linha de crédito de emergência do BCE, que continua aberta, é bastante para o funcionamento dos bancos gregos pelo menos por um curto período. Nós temos ainda a esperança de que, na próxima cúpula extraordinária da UE, que será realizada nos próximos dias, em Bruxelas, seja encontrada uma solução para a crise. Não estamos dispostos a ceder, mas sabemos que as posições dos diversos países variam.

O senhor quer dizer que o ministro alemão, Wolfgang Schäuble, e a chanceler Angela Merkel defendem a linha mais dura, de mais austeridade?

Sim, o que é criticado também pelos governos de alguns outros países. É um absurdo a exigência de redução ainda maior do Orçamento do Estado. Isso vai apenas causar mais desemprego e mais pobreza. Quando a Alemanha sofreu a ameaça de crise, em 2009, aumentou as despesas estatais. Mas, para a Grécia, quer impor outra receita. O fato é que há divergências entre os vários países, mas os maiores conseguem impor suas opiniões.

Se não houver solução, a Grécia vai mesmo sair da zona do euro e reintroduzir a sua moeda antiga?

Não temos esse plano. Todo o debate na Europa sobre “Grexit” (saida da Grécia do euro) tem uma motivação também ideológica, pois, pela primeira, vez o nosso país é governado por um partido de esquerda, depois de anos do Pasok e da Nea Demokratia (social-democratas e conservadores, respectivamente), que arruinaram a Grécia. Mas a Grécia parte do pressuposto de que o estatuto do euro não permite a expulsão de um país. Outro aspecto é que a lei diz que o BCE é obrigado a continuar com a ajuda.

Leia a notícia na íntegra no site O Globo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
O Globo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Telmo Heinen Formosa - GO

    Deixem o capitalismo funcionar. O Mercado é incapaz de resolver todos os problemas conta própria. Os Emprestadores para o devedor errado ou caloteiro tem mais é que levar fumo? Não é assim na nossa atividade? A cobrança sempre vem, e de forma impiedosa. A unica alternativa para enfrentar os percalços do capitalismo dito "selvagem" é o cooperativismo... e nunca o socialismo. Gregos foram iludidos por defensores do socialismo, que é utópico. Como pode esta gente defender a tese de especializar-se na colheita de pomares alheios??? e, o que é pior, ainda combater os plantadores destes pomares???. Mais ignorância é impossível!!!!

    0
    • Telmo Heinen Formosa - GO

      O Pecado Capital da implantação do EURO é que isto promoveu um câmbio FIXO.... e poucos se flagram disto. Diferente do que adotar o dólar (também é dinheiro dos outros) para sua moeda como fizeram o Equador e o Panamá.

      0