Na Folha: Crise pode tirar Temer da articulação política

Publicado em 03/07/2015 07:28

Com dificuldades de conseguir cumprir promessas de cargos e emendas parlamentares para viabilizar votações no Congresso, o vice­presidente, Michel Temer (PMDB­SP), pode deixar a articulação política do governo. Aliados afirmam que ele esperará até agosto para definir se segue no posto.

A eventual saída de Temer da função de negociador junto ao Legislativo poderia convulsionar a frágil relação do Palácio do Planalto com seu principal aliado, o PMDB, legenda que comanda a Câmara e o Senado.

Nesta quinta (2), enquanto Dilma Rousseff ainda voava de volta ao Brasil após missão oficial nos Estados Unidos, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB­RJ), expôs publicamente a tensão.

"Se continuar desse jeito, Michel deveria deixar a articulação política", disse ele, acusando parte do PT de "sabotar" o vice ao represar a liberação de emendas e indicações políticas para cargos.

A "senha" dada por Cunha fez ministros de Dilma correrem para evitar que o problema se transformasse em crise. Logo depois de retornar a Brasília, Dilma recebeu seu vice no Palácio da Alvorada e garantiu, ao lado do chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, que as demandas serão resolvidas. "O que nós queremos é resolver esse capítulo em julho. Vamos acelerar esse processo e botar pressão nos ministérios para que as demandas saiam", disse Mercadante à Folha.

Mais cedo, o ministro já havia soltado uma nota elogiando a atuação de Temer. Afirmou que sua presença na articulação política "representa não apenas um gesto de desprendimento e sacrifício pessoal, como vem trazendo grandes resultados". Foi seguido por Edinho Silva, ministro da Secretaria da Comunicação, para quem o vice desempenha "papel fundamental". 

Leia a notícia na íntegra no site Folha S.Paulo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Folha de S. Paulo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário