Na Folha: Cresce temor no governo de que Brasil perca selo de bom pagador

Publicado em 28/07/2015 08:18

O governo já admite oficialmente que a volta do crescimento econômico ficou para o final do ano, e a equipe econômica teme agora que a agência de avaliação de risco Standard & Poor's coloque a nota brasileira em perspectiva negativa, o que forçaria uma alta de juros brasileiros.

Na escala da S&P, o Brasil está apenas no último degrau do grau de investimento, atestado de bom pagador, com perspectiva neutra –que significa que não há motivos para que seja alterada.

A perspectiva negativa indicaria que ele poderia passar a grau especulativo em breve, o que faz com que investidores exijam juros maiores para compensar o risco.

Esse movimento, se for confirmado, preocupa o governo Dilma também porque irá trazer mais pressão de alta para o dólar.

Segundo a Folha apurou, assessores presidenciais temem que a mudança da meta de superavit primário, de 1,1% para 0,15% do PIB (Produto Interno Bruto), possa alterar os planos da S&P. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Folha de S. Paulo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • victor angelo p ferreira victorvapf nepomuceno - MG

    E o selo de mal "emprestador" também deveria ter... Afinal de contas um não vive sem o outro...

    0
    • victor angelo p ferreira victorvapf nepomuceno - MG

      Outro selo que deveria ser criado é de participação de um pais com relação a ajuda aos sub desenvolvidos na questão da fome, principalmente na África...Tipo paises que mais ajudam e se dedicam a criar um mundo mais justo e leal...Temos a ONU, mas está demonstrado que fracassou totalmente em suas atribuições aja visto os constantes conflitos existentes, principalmente o da Palestina...Uma classificação em painel dos paises acho que ajudaria bastante., O problema é quem ficaria com esta atribuição,porque a corrupção campeia e antes mesmo de formalizar uma idéia, já vem lá a turminha do conchavo e da proteção...

      0