Balança comercial fecha com superávit de US$ 2,3 bi em julho

Publicado em 04/08/2015 07:33

As exportações superaram as importações em 2,37 bilhões de dólares em julho, informa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) nesta segunda-feira. Trata-se do melhor resultado para o mês desde julho de 2012, quando a balança comercial fechou com um superávit de 2,86 bilhões de dólares. Em julho do ano passado, a balança também ficou no azul, com um superávit de 1,5 bilhão de dólares.

Segundo a pasta, as vendas para outros países somaram 18,5 bilhões de dólares, enquanto as compras do exterior totalizaram 16,1 bilhões de dólares.

Com os dados de julho, a balança acumula superávit de 4,59 bilhões de dólares nos primeiros sete meses de 2015. As exportações somaram 112,85 bilhões de dólares de janeiro a julho, enquanto as importações chegaram a 108,25 bilhões de dólares. Entre janeiro e julho do ano passado, houve um déficit de 952 milhões de dólares.

O saldo positivo em julho ficou dentro das expectativas de mercado, que apontavam para um saldo positivo de 2,3 bilhões de dólares.

Importações - Assim como nos últimos meses, o saldo positivo foi obtido a partir da queda das importações em ritmo superior ao registrado pelas exportações na comparação com igual período do ano passado.

Em julho, as exportações tiveram declínio de 19,5% pela média diária ante o mesmo mês de 2014, ao passo que o recuo para as importações foi de 24,8% na mesma base.

Enquanto a demanda por importações segue impactada pela derrocada da economia e encarecimento do dólar, as exportações sofrem com a diminuição no preço de importantes commodities da pauta comercial brasileira, como petróleo e minério de ferro e soja, movimento que ofusca o aumento do volume de exportação desses mesmos produtos.

No mês passado, houve forte diminuição nas receitas com exportações de petróleo em bruto, minério de ferro, carne bovina, café em grão, ferro fundido, entre outros itens.

Leia a notícia na íntegra no site Veja.com

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Veja.com

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário