Boneco inflável de Lula é rasgado por petistas no centro de São Paulo

Publicado em 29/08/2015 03:21
na Folha de S. Paulo + O Globo

Apoiadores e opositores do governo Dilma se envolveram em confusão nesta sexta-feira (26) depois que um boneco inflável do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vestido de presidiário foi rasgado no viaduto do Chá, na frente da Prefeitura de São Paulo.

Apelidado de "Pixuleko", o boneco que ganhou fama instantânea durante as manifestações pró-impeachment de Dilma Rousseff do dia 16, iniciou um tour pelo país.

Nesta manhã, foi exibido na zona sul de São Paulo.

A confusão envolvendo o boneco começou depois que um homem que passava pelo local tentou danificar o equipamento usado para inflá-lo.

O homem foi contido pela Guarda Civil Metropolitana. Em seguida, foi hostilizado pelos manifestantes, que tentaram agredi-lo e interromperam o trânsito no viaduto por alguns minutos.

"Eu não sou obrigado a ver isso aí. Fosse um boneco de 5 cm do Alckmin, alguém dava um tiro em dois segundos", afirmou o rapaz, que não quis se identificar.

Nesse momento, simpatizantes do governo que foram atraídos pela movimentação começaram a trocar ofensas com o primeiro grupo de manifestantes e gritar em apoio à presidente Dilma Rousseff e a Lula.

Na confusão, alguém fez um rasgo no boneco, aparentemente com uma faca. A Guarda Civil então deteve a estudante de direito Emmanuelle Thomazielo, 21, apontada pelas lideranças da manifestação como responsável pelo rasgo, e levou-a para uma delegacia próxima. Segundo os guardas, o objetivo era protegê-la dos manifestantes.

Enquanto Thomazielo entrava no carro da Guarda, manifestantes tentavam agredi-la e gritavam "vai perder sua teta".

Ela nega que tenha furado o boneco. "Estava no meio da confusão e me pegaram", afirmou à Folha.

Depois do incidente, o boneco foi desinflado pela empresa contratada pelos movimentos pró-impeachment. Os líderes dos movimentos foram embora em seguida, mas opositores e simpatizantes do governo continuaram discutindo, observados pela Guarda Civil e pela Polícia Militar.

Já na delegacia, os donos do boneco quiseram saber o que poderiam fazer para buscar justiça. Para prestar queixa, informou o delegado, era preciso deixá-lo na perícia.

"Querem prender o Pixuleko e deixar o Lula solto? Sacanagem", reclamou Marcello Reis, líder do grupo de ativistas Revoltados On Line.

Os manifestantes decidiram fazer um boletim de ocorrência e consertar Pixuleco.

"Não é um rasgo que vai impedi-lo de viajar pelo país", disse Ricardo Honorato, do Movimento Brasil, grupo que criou o boneco.

Neste domingo (30), ele deve ser colocado na av. Paulista, em frente ao prédio do (TCU) Tribunal de Contas da União, para pressionar o órgão a analisar supostas irregularidades nas contas do governo.

Antes da confusão no centro, Pixuleko foi inflado na Ponte Estaiada, na zona Sul. O protesto obrigou a TV Globo a mudar o cenário do telejornal Bom Dia São Paulo, gravado perto de uma janela com vista para a ponte. Nesta sexta, o telejornal foi transmitido com as cortinas fechadas.

Com pedidos de visitas em todo o país, o Movimento Brasil ainda não decidiu se "Pixuleko" deve continuar no próximo mês na Região Sudeste, em Estados como Minas Gerais e Espírito Santo, ou trilhar caminhos mais longo, viajando à Região Nordeste.

O nome do boneco de plástico é uma referência ao termo que teria sido usado pelo ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto para se referir a propina, segundo o empreiteiro Ricardo Pessoa, delator da Operação Lava Jato.

'DESTRUIÇÃO'

O presidente do PT, Rui Falcão, disse nesta sexta que a exibição do boneco como se Lula fosse um ladrão comum faz parte de uma campanha de destruição da imagem do PT.

Citando uma expressão usada num artigo do ex-prefeito do Rio Cesar Maia (DEM), ele disse que há uma tentativa de desconstrução da imagem de Lula.

"Estão tentando derreter o Lula para destruir o PT. Eles sabem qual é a liderança, qual é a força politica que tem o PT. Isso já vinha antes de a gente ter a Presidência. Tem uma série de episódios de tentar destruir o PT e destruir o Lula. São os mitos: casa do Morumbi, fortuna do Lula, conta no exterior, uma série de ataques".

Segundo Falcão, o PT também é alvo de ataques. "Era da bagunça, da greve, os barbudos. Isso faz parte da campanha de tentativa de destruição", disse. 

IMG_9909.JPG Boneco inflável do Lula é montado na Ponte Estaiada Octávio Frias de Oliveira, em São Paulo -
 

Em O GLOBO: Boneco inflável de Lula sofre ‘atentado’ durante protesto em São Paulo

SÃO PAULO - Um boneco inflável que representa o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vestido com roupa de presidiário, apelidado de “Pixuleco“, foi rasgado na tarde desta sexta-feira no Viaduto do Chá, em frente à prefeitura de São Paulo. A estudante de Direito Emmanuelle Thomaziello Valério de Souza, de 20 anos, foi detida após golpear com uma faca o boneco, que esvaziou imediatamente. A estudante foi segurada por manifestantes e levada por policiais para a 3ª DP, no Centro de São Paulo. Na delegacia, a estudante contou que é filiada ao PCdoB e integrante da União da Juventude Socialista (UJS), mas negou o ataque. O caso foi registrado como dano a patrimônio. De acordo com a polícia, o boneco passará por perícia na segunda-feira.

Cristiane Polo, do Movimento Brasil Melhor, conta que o ataque ao boneco inflável ocorreu quando um grupo chegou ao local e hostilizou os manifestantes antigovernistas.

— Eles chegaram agredindo as pessoas. Uma das pessoas que estavam lá chegou a ser atingida com uma pancada na cabeça. Logo depois, uma mulher atingiu a parte (do boneco) na bola da Lava-Jato — diz Cristiane.

Integrante do movimento Nas Ruas, Henrique Rocha Menezes disse que o grupo estava no viaduto à espera do “Pixuleco”, no que ele chamou de “emboscada”.

— O ataque foi do meu lado. A menina passou do meu lado, pulou o cordão de isolamento e furou o boneco em dois lugares. Ela furou o boneco no braço do Lula e na bola preta, que sustenta o “Pixuleco”. A gente teve que desmontar o boneco a pedido da polícia, para evitar (conflitos) — explicou Menezes.

O ‘Lula Inflado’ foi montado na manhã desta sexta-feira em um dos principais cartões postais de São Paulo: a Ponte Estaiada Octávio Frias de Oliveira, na Zona Sul da capital paulista. No meio da tarde, ele reapareceu em frente à prefeitura de São Paulo, no Vale do Anhangabaú.

Antes do ataque, o boneco já havia passado em uma oficina, na manhã desta sexta-feira, para reparar um novo furo que ocorreu na ação da Ponte Estaiada. Um dos organizadores contou que, ao movimentar o “Lula Inflado”, um rasgo apareceu na região do pescoço. Ele foi levado para o conserto ainda pela manhã.

Após o ataque, o protesto marcado para domingo na Avenida Paulista em frente ao Tribunal de Contas da União (TCU) com o boneco foi cancelado.

O Lula inflável apareceu primeira vez nos protestos do dia 16 de agosto, em Brasília, e fez sucesso nas redes sociais. Na ocasião, ele também acabou furando. Ainda em Brasília, segundo uma das integrantes do Movimento Brasil, Cristiane Polo, o problema foi reparado. O boneco tem 12 metros de altura e, além da roupa de presidiário, possui uma placa no peito com os números “13” e “171”.

Embora tenha amanhecido na ponte, o “Lula Inflado” já estava desinflado por volta das 7h45. A figura foi criada pelo Movimento Brasil Livre, um dos grupos que têm organizado protestos contra a presidente Dilma Rousseff, e custou R$ 12 mil. Segundo Ricardo Honorato, um dos líderes do movimento, a ideia é que o boneco faça uma turnê pelo Brasil. No próximo domingo, ele deverá aparecer na Avenida Paulista. O Rio de Janeiro está previsto para ser o novo destino da turnê do “Lula Inflado”, ainda sem data definida.

2015-841681976-2015-841632060-2015081729136.jpg_20150817.jpg_20150818.jpg

Um dia após os protestos do dia 16, o Instituto Lula enviou nota afirmando que o ex-presidente foi preso na ditadura "porque defendia a liberdade de expressão e organização política". Ainda segundo o texto, "o povo brasileiro sabe que ele só pode ser acusado de ter promovido a melhora das condições de vida e acabado com a fome de milhões de brasileiros, o que para alguns, parece ser um crime político intolerável. Lula jamais cometeu qualquer ilegalidade antes, durante ou depois de seus dois governos", termina o texto.

Na internet, o boneco virou piada e aparece em montagens feitas com várias cenas icônicas, como na derrota do Brasil para a Alemanha na Copa do Mundo, em capas de álbuns como ‘‘Nevermind’’, do Nirvana, em cenas de filmes como “Titanic”, perdido na capa do livro “Onde está Wally”.

 

REAÇÃO DO PT

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, disse que o boneco inflável faz parte de uma campanha de tentativa de destruição do ex-presidente Lula. Ele citou uma expressão do ex-prefeito César Maia, para avaliar o crescimento das críticas à Lula: “Estão tentando derreter o Lula para destruir o PT”.

— Eles sabem qual é a liderança, qual é a força política que tem o PT. Não é por causa da eleição. Isso já vinha antes de a gente ter a Presidência. Tem uma série de episódios de tentar destruir o PT e destruir o Lula. São os mitos: casa do Morumbi, fortuna do Lula, conta no exterior. Uma série de ataques. Era (dizer que) o PT que "era da bagunça", da greve, os barbudos.

 

Lula terá de se candidatar para fazer autodefesa, por Josias de Souza, do UOL.

O senhor vai ser candidato? Submetido à indagação numa entrevista de rádio, Lula hesitou por um instante: “Olha, eu não sei. É, é, é… Sinceramente, eu não posso dizer que sou nem que não sou.” Soou como se lidasse com uma batata quente: “Eu, sinceramente, espero que tenha outras pessoas para serem candidatas.” Súbito, caiu-lhe a ficha.

Lula se deu conta de que sua candidatura talvez tenha deixado de ser uma opção: “Uma coisa pode ficar certa. Se a oposição pensa que vai ganhar, que não vai ter disputa e que o PT está acabado, ela pode ficar certa do seguinte: se for necessário, eu vou para a disputa e vou trabalhar para que a oposição não ganhe as eleições.''

O morubixaba do petismo terá de levar o nome à urna eletrônica novamente por duas razões singelas: 1) em 2018, o candidato do PT vai à sorte dos votos como favorito a fazer de algum dos adversários o próximo presidente da República. 2) Se Lula não estiver na disputa, vai apanhar indefeso.

Eis o que dirão dele: a ruína moral da era petista fincou raízes nos oito anos em que Lula deu expediente no Planalto. Foi nesse período, com o beneplácito do grande líder, que o mensalão e o petrolão transformaram o PT numa organização criminosa. Dilma revelou-se uma administradora precária, mas foi Lula quem vendeu a empulhação da supergerente.

Tomado pela entrevista radiofônica desta sexta-feira, Lula ainda não conseguiu organizar sua defesa. “Teve gente do PT que errou? Teve. Eu dizia, quando estava na Presidência, que só tem um jeito, neste país, de você não ser molestado por uma investigação, é você ser honesto'', afirmou o sábio da tribo petista, deixando claro que ainda não se reconciliou com o próprio espelho.

“Gostaria de ter sabido antes”, prosseguiu Lula. “A Polícia Federal não sabia, o Ministério Público não sabia, a direção da Petrobras não sabia. Só se ficou sabendo depois que houve um grampeamento e pegou o Alberto Youssef, que já tinha muitas passagens pela polícia, falando com outros caras.''

A Polícia Federal e o Ministério Público ainda dispõem de três anos e meio para dinamitar o lero-lero do “não sabia”. Se não conseguirem, restará a Lula contar com a má memória dos brasileiros —um fenômeno que faz com que o passado no Brasil, mesmo que recente, seja esquecido ou reciclado como lixo.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Folha de S. Paulo + O GLOBO

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário